UFRB lança e-book sobre cultura digital

link

O Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios (Linklivre), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), publicou a coletânea de “entrevistas teóricas” denominada LINKLIVRE ebook_1.

A iniciativa visa alimentar algumas discussões que envolvem tecnologias e outros campos, como educação, comunicação, urbanismo, música, videoarte e governo eletrônico, apontando a complexidade da cultura digital como expressão do tempo contemporâneo.

No texto Tecnologia Social, Alessandra Azevedo e Henry Puerto apresentam uma abordagem bastante didática sobre o tema, desde sua origem até as implicações atuais. O autor César Velame apresenta uma interessante análise dos elementos acessibilidade, codificação e usabilidade dos portais de universidades federais. A cultura do dj, música e tecnologias são os temas de Cláudio Manoel Duarte que estabelece a correlação entre música e tecnologia.

Ponto de virada é a entrevista de Danillo Barata que fala sobre os processos de construção da obra de arte. Numa outra via, o tema Cidades Sintrópicas, de Macello Medeiros, destaca o tema do urbanismo e seus diálogos com as tecnologias. A pesquisadora Marilei Fiorelli discorre sobre Educação e Novas Tecnologias. Marina Mapurunga encerra a coletânea com seu tema Questões e reflexões acerca do som no Audiovisual.

Clique aqui para baixar o livro.

Comentários