Sociedade de mobiliza para doação de medula óssea em SAJ

salvevidas

A Sociedade Governamental e Civil organizada, juntamente com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Hemoba, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB promovem nos dias 29, 30 e 31 de agosto uma importante campanha para cadastro de doadores de medula óssea, das 8 às 17 horas, na Policlínica Municipal de Santo Antonio de Jesus.

No ato do cadastramento o candidato será informado sobre os procedimentos no caso de ser chamado a efetuar a sua doação, irá preencher um formulário com dados cadastrais e fazer um exame de sangue através da coleta de 4 ml de sangue para o exame de HLA (histocompatibilidade).

O transplante de medula óssea pode curar muitas doenças como, por exemplo, leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia. Em muitos casos, pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente. O registro realizado irá para o banco de medula óssea nacional, o REDOME.

Qualquer pessoa saudável e com idade entre 18 e 55 anos pode se candidatar à doação de medula óssea. Os doadores devem preencher um formulário com seus dados pessoais. É coletada amostra de sangue de 5 ml para o teste de tipagem para verificar a compatibilidade do doador com o eventual receptor.

O cadastramento é feito apenas uma vez. Se ele já foi feito no ano passado, não é necessário fazer novamente. Porém, um doador de medula óssea deve manter seu registro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança é possível encontrar o formulário no site da Fundação Hemoba – www.hemoba.ba.gov. br – acesse existe link com mais informações.

Perguntas e respostas sobre doação de medula óssea.

Comentários