Simpósio pretende discutir a articulação entre ensino superior e educação básica

download (1)No período de 07 a 09 de agosto de 2013, o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas recebe o III Simpósio Baiano de Licenciaturas com o tema “Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores”.

Este é um evento anual vinculado às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado da Bahia, em parceria com o Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente da Bahia (FORPROF/BA), que pretende reunir estudantes, professores coordenadores e gestores dos cursos de licenciaturas das IPES e professores, professores-cursistas, gestores das escolas da Educação Básica, com vistas a refletir sobre a Política de Formação de professores no Estado da Bahia e sua aderência e compromisso com a qualificação da Educação Básica.

O Simpósio[bb]

O Simpósio Baiano de Licenciaturas é um evento anual vinculado às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado da Bahia, em parceria com o Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente da Bahia (FORPROF/BA), que pretende reunir estudantes, professores coordenadores e gestores dos cursos de licenciaturas das IPES e professores, professores-cursistas, gestores das escolas da Educação Básica, com vistas a refletir sobre a Política de Formação de professores no Estado da Bahia e sua aderência e compromisso com a qualificação da Educação Básica.

A formação e a valorização dos professores têm sido alvo das políticas públicas para investimento da qualidade do processo educacional. Diante das mudanças paradigmáticas da sociedade da informação e da comunicação, o professor precisa vivenciar um processo formativo que o possibilite compreender e atuar frente à dinâmica sócio-político-econômico-cultural presente na educação. Esta formação, além de estar em conexão com estes novos paradigmas, não pode perder de vista a realidade da escola básica, lócus da ação deste profissional.


Assim, torna-se necessário que as instâncias de formação deste profissional, representadas pelas instituições de ensino superior, estejam em diálogo constante com os profissionais que atuam na educação básica, transformando o espaço da escola em lugar de formação inicial e continuada do professor.
Em virtude dessa compreensão, tomam-se como muito importantes eventos que favoreçam a aproximação e o diálogo do Ensino Superior com a Educação Básica de modo a assegurar que o professor seja formado conhecendo, problematizando e contribuindo para transformação da realidade educacional, buscando engajamento num projeto de sociedade democrática e emancipatória.

Assim, o III Simpósio Baiano de Licenciaturas, a ser realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no período de 7 a 9 de agosto de 2013, traz como temática central para as discussões: “Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores”.

Maiores informações do site do simpósio.

Comentários