Será lançado dia 29 o Atlas do IDH 2013 dos municípios brasileiros

salinas da margaridaO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP) estão produzindo o novo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, uma ferramenta de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – de 5.565 municípios brasileiros, além de mais de 180 indicadores sobre os temas:

  • Demografia: estatísticas vitais e estrutura populacional
  • Educação: escolaridade, frequência à escola, alfabetização e atraso série-idade
  • Renda: nível/composição, pobreza e desigualdade
  • Habitação: acesso aos serviços básicos
  • Trabalho: população ativa, desemprego e características dos ocupados (posição na ocupação, setor de atividade, grau de escolaridade, grau de formalização, remuneração e desigualdade de rendimento)
  • Vulnerabilidade: famílias e pessoas em situação vulnerável quanto à renda, educação, moradia e trabalho

O novo Atlas é uma plataforma online gratuita para consulta e visualização de dados socioeconômicos, sendo uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações que podem ser visualizadas através de tabelas e mapas.

O Atlas traz também o Perfil Municipal, com análises comparativas e informações resumidas, objetivas e amigáveis sobre cada município brasileiro. Os dados são dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, retratando os caminhos trilhados pelos municípios brasileiros nos últimos vinte anos.

O Atlas Brasil 2013 oferece um panorama do desenvolvimento humano dos municípios. Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município.

O objetivo do Atlas é instrumentalizar a sociedade. A democratização de informações no âmbito municipal contribui para o fortalecimento das capacidades locais, o aprimoramento da gestão pública e o empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade. Ao estimular um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas Brasil 2013 pode orientar caminhos e provocar a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.

Sobre o Atlas

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma ferramenta de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – e a mais de 180 indicadores socioeconômicos que apoiam sua análise. Com dados dos Censos Demográficos de 2010, 2000 e 1991, o Atlas traz informações de 5.565 municípios brasileiros.

 

Fonte:PNUD

Comentários