Salinas da Margarida se vestiu de branco para homenagear São Roque

DSCF1810

Salinas da Margarida se vestiu de branco para homenagear São Roque no “Acompanhamento”, essa tradicional manifestação religiosa que une salinenses e visitantes.

Este ano, a caminhada foi muito participativa e bonita na sua passagem pela estrada da Base e chegada à praia de Conceição. O que também marcou o evento foi uma mudança significativa na maneira de participar, sem a possibilidade das pessoas carregarem a imagem de São Roque para pagarem suas promessas manifestando a devoção ao Santo milagroso.

Essa mudança é perfeitamente compreensível e necessária para a continuação de tão importante evento, já que a imagem vinha sofrendo desgaste na sua pintura e mesmo correndo o risco de ter desfeita as suas características de relíquia antiga e valiosa.

Segundo o Padre Jorge Bonfim, a imagem foi totalmente restaurada por restauradores da Universidade Federal da Bahia e tem que ficar protegida, quando exposta fora da igreja, por uma caixa de vidro para continuar preservada para a adoração dos fiéis.

Para os próximos acompanhamentos será utilizada uma réplica da imagem de São Roque que poderá ser usada como sempre foi, carregada pelas pessoas, trocando de mãos até a chegada a Conceição quando sobe no andor para ser carregada junto com a imagem de Nossa Senhora da Conceição até a igreja da Santa da casa.

Já na Igreja de N. S. da Conceição, foi realizada uma Missa Campal, pelo padre Jorge Bonfim e pelo Padre Edson Menezes, nascido em Conceição, que também é reitor e vigário episcopal da Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Para encerrar o evento foi preparado um palco para os shows das bandas Saiddy Bamba, Edson Gomes e PlayWay.

Confira algumas fotos do Acompanhamento: 

Veja mais fotos como esta em digasalinas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Comentários