Salinas da Margarida realiza sua 1ª Conferência Municipal de Educação

logohorizontal_conae2014As conferências municipais e/ou intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014). Em 2013, vêm sendo realizadas de março a maio. A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME.

As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais e/ou intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho. As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

A Conferência Municipal de Educação, parte importante da cadeia de discussão para as conferências estaduais e a nacional será promovida pela Prefeitura Municipal de Salinas da margarida, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Conselho Municipal de Educação e com a participação do Sindicato dos Professores, Câmara de Vereadores, Estudantes, Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Escolas Particulares e Comunitárias e Organizações da Sociedade Civil.

Objetivo

O Objetivo principal da Conferência é avaliar as proposições e estratégias do Plano Nacional de Educação, tendo em vista a construção desse Plano e do Sistema Nacional de Educação como política de Estado, indicando as responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados (União, estados, DF e municípios), tendo por princípios a garantia da participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

Portaria

Através de uma portaria do prefeito, deu início, no plano institucional para a ocorrência da Conferência que terá como tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, que será discutido a partir de dois Eixos Temáticos: Eixo II: Qualidade da Educação, Gestão Democrática e avaliação e o Eixo VI: Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade, Igualdade.

A I Conferência Municipal de Educação será realizada no dia 31 de maio de 2012, no Centro Educacional Permínio de Souza Ferreira com início às 8h e término previsto para as 17h.

Endereços Eletrônicos:

Site do CONAE 2014

Rede Social do CONAE

 

Comentários