Salinas da Margarida, IFBA, Emprego e as Redes Sociais

redes-sociais

As Redes Sociais, hoje, estão na linha de frente das ações dos internautas em todo o mundo que, por causa delas, ficou menor ainda. O grande boom foi o advento do Orkut. Criado pelo programador turco Orkut Buyukkokten e posto em pleno funcionamento pelo Google em 2004. Ganhando adeptos em todo o mundo, o Orkut dominou até o ano passado, principalmente no Brasil e na Índia.

Ning, Facebook, Twitter, Youtube, Orkut, Flickr, Google +, só para citar as mais famosas, essas redes fazem parte da nossa vida cotidiana e não só servem para compartilhar fotos, fazer amigos, namorar e somar esforços em prol de uma causa, como vem acontecendo em todo o mundo. Há emprego e renda nessas páginas sociais.

As Redes Sociais e o Mercado

As empresas estão nas Redes Sociais. Embora chegando timidamente, no início, e agora com bastante força, as empresas brasileiras estão fazendo o que as americanas já vinham desenvolvendo faz tempo. Basta dar uma olhada na sua timeline, seja do Fecebook ou Twitter, para notar que as campanhas se desenvolvem intensamente. E com elas, as chances de participar não só como consumidor.

Você já ouviu falar em Community Manager ou Gestor de Redes Sociais?

Capturar

Várias são as profissões que foram criadas a partir das Redes Sociais. As empresas estão, cada vez mais, precisando desse tipo novo de mão de obra. São empregos reais e bem pagos, levando-se em conta que não há tantas pessoas com o perfil desejado, embora existam muitos internautas nas redes sociais. Não é possível para uma empresa que quer se dar bem no mercado, ignorar as redes sociais. Há muitas na web e ainda existem empresas que estão entrando agora porque sentiram essa importância.

Os Cursos: a importância do IFBA

Embora não seja especificamente destinado a habilitar profissionais para esse tipo de vaga, o curso de Informática que o IFBA desenvolve aqui em Salinas da Margarida dá um suporte importante para, além do trabalho em Hardware, desenvolver as habilidades que estão presentes nos objetivos do curso como: “aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software”. Todo isso, é claro, aliado a uma participação inteligente nas redes sociais.

Baixe aqui o Manual do Candidato com a descrição do curso oferecido em Salinas da margarida na categoria subsequente.

O que faz um Gestor de Redes Sociais

O Gestor de Redes Sociais deve acompanhar atentamente as redes como Facebook, Twitter, Orkut, Ning, Blogs e administrar eficientemente o blog corporativo, conhecendo e aplicando técnicas de SEO (Search Engine Otimization), ou seja, otimizar os sites ou blogs para que estejam sempre bem colocados nos mecanismos de busca como: google, ask, bing, yahoo e outros. Além disso deve manter tudo integrado com o site da empresa.

O Gestor também deve monitorar as redes sociais em busca de clientes em potencial e também aqueles que apresentam algum tipo de insatisfação para dar solução rápida e simpática. deve anunciar lançamentos, realizar concursos e promoções.

Sempre vale apreder fazendo

E ai? Gostou da profissão? Prepare-se para as novas exigências do mercado ligadas à Web. Um bom começo é prestar atenção nas redes sociais além dos simples memes, das fotos e vídeos. Para compartilhar de forma inteligente é preciso conhecer os mecanismos das redes, entender seu funcionamento, conhecer, nem que seja minimamente, as tags html, javascript e outros códigos que fazem a web acontecer. Aproveitem a oportunidade que o Curso de Técnico em informática representa para a nossa cidade.

Não esqueçam. Compartilhem sempre. Inscrevam-se em nossa Comunidade Online, fiquem ligados em nossa Comunidade de Informação e um conselho: criem um blog para aprender. De preferência na plataforma Blogger que é a mais simples para os iniciantes e muito boa para quem quer aprender a lidar com as técnicas e códigos da internet.

Comentários