Salinas da Margarida em festa para a sua Padroeira

salinas da margarida

No próximo dia 16 de julho, Salinas da Margarida faz a festa para a sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo. As comemorações têm início com o novenário no dia 07 de julho e termina no dia 16 com a festa maior preparada pela comunidade e comissão especial.

O Padre Jorge Bomfim Costa saúda os paroquianos e reflete sobre a festa da Padroeira afirmando que “teremos mais 09 noites de oração, reflexão e partilhas, que nós chamamos de Novenário, guiados pelo evangelho, na espiritualidade Mariana e orientados pelo Santo Padre, com o tema: Nossa Senhora do Carmo nos ajuda a viver o ano da Fé e faz um apelo: “não venha só. Convide sua família, seu vizinho, pessoas do seu trabalho ou escola, seus amigos e divulgue a Boa Notícia.

Programação do Novenário

Dia 7 – Sábado

Tema: Nossa Senhora do Carmo nos ajuda a viver o Ano da Fé. (Porta Fidei nº 1) –  Celebrante e Pregador: Pároco Cônego Jorge Bomfim Costa – Noite das Crianças, Catequese, Comissão da Festa, Conselho da Matriz, Rua do Viveiro e Paraíso – gesto concreto: arroz.

Dia 8 – Domingo

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo vivamos o Ano da Fé à luz do Concílio Vaticano II (Porta Fidei nº 3-5) – Celebrante e Pregador: Padre Benjamim SJ – Noite da Juventude, Crismandos, Grupo de Karatê, Feirantes do Mercado, Rua da Vaidade e Dois de Julho – Gesto concreto: leite.

Dia 9 – Segunda-feira

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo vivamos o Ano da Fé orientando-nos pelo Catecismo da Igreja ( nº 4 e 5; 11 e 12) – Celebrante e Pregador: Cônego Edson Baraúna – Noite do Apostolado da Oração, Banco do Brasil, Bradesco, Lotérica, Salão de Beleza, Cabeleireiros, Pedicures e Manicures, bares e Restaurantes, Hotéis, Pousadas, Rua Padre Palmeira, Beira Mar e Comendador Campos. Gesto concreto: açúcar.

Dia 10 – Terça-feira

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo vivamos a Fé pessoal e comunitária ( Porta Fidei nº 4 e 7) – Celebrante e Pregador: Pe. Euclides Cradoso Moreira. Noite da RCC, Polícia Militar e Civil, Delegacia e Conselho Tutelar, Câmara Municipal, Rua João Soares e Nauro Campos. – Oferta: café.

Dia 11 – Quarta-feira

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo Testemunhamos a Fé dos irmãos que nos precederam (Porta Fidei nº 13) – Celebrante e Pregador: Pe. Almiro – Noite dos Pescadores, Marisqueiras, Terço dos Homens, Farmácias, Taxistas, Motoristas, Motoqueiros, Tocadores, Rua Boa Vista e Loteamento Nossa Senhora do Carmo. Gesto concreto: feijão.

Dia 12 – Quinta-feira

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo intensifiquemos a reflexão sobre Fé e Testemunho (Porta Fidei nº 13) – Pregadora: Ir. Bernadete Palafóz, FMM – Noite das Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias, Secretaria, de Educação, Escolas da Cidade, Alunos, Professores e Funcionários, Comerciantes e Armarinhos, Rua Presidente Vargas e Lídio Pena. Gesto concreto: óleo.

Dia 13 – Sexta-feira – 09h – Limpeza e arrumação da Igreja

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo repassemos a nossa história de Fé Porta Fidei nº 13) – Celebrante e Pregador: Pe. Mário. – Noite da legião de Maria, Pastoral da Caridade, Grupo de Idosos, Agentes de Saúde, Hospital, e Prefeitura Municipal, Pintores da Igreja, Rua da Paz e São Cristóvão. Gesto concreto: macarrão.

Dia 14 – Sábado

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo aprendamos que a Fé sem obras é morta. (Porta Fidei nº 14 e 15) – Celebrante e Pregador: Pe. André Soeira – Noite da COBEPA, Perseverança, Pastoral do Batismo, Comunidade Santa Margarida, Oficinas, Postos de Combustíveis, Rua Mangueira e e Coqueiro. Gesto concreto: biscoitos.

Dia 15 – Domingo

Tema: Com Nossa Senhora do Carmo aprendamos que o justo vive da Fé (Porta Fidei nº 10) – Celebrante e Pregador: Padre Thierry – Noite da Pastoral do Dízimo, MECE, Casais, Garis, Liga Desportiva, Jogadores de Futebol, Rua Professor Guilhardo, Novo Paraíso e Ursissino Queiroz. Gesto concreto: farinha.

DIA 16, DIA DA FESTA.

05h – Alvorada e Ofício de Nossa senhora do Carmo. Carreata com saída do Centro Santa Margarida.

06h – Missa dedicada aos Homens na Igreja Matriz – Padre André Soeira. Logo após, “Café com Nossa Senhora”.

10h – Missa com as Crianças na Igreja Matriz.

15h – Hora Santa e Adoração ao Santíssimo Sacramento na Comunidade Santa Margarida.

16h – Celebração da Unção dos Enfermos para Idosos e Doentes na Matriz – Padre Euclides.

17h – Procissão pelas ruas da Cidade com presença de todas as Comunidades da Paróquia. Saída do Centro Santa Margarida para a Igreja Matriz, onde haverá a Missa Festiva presidida pelo Pároco Cônego Jorge Bomfim Costa.

20h – Queima de fogos e Quermesse.

Comunidades: Salinas (Sede), Encarnação, Conceição, Cairu, Porto da Telha, Barra do Paraguaçu, Mangue Seco, Enseada, Nova Brasília.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.