Salinas da Margarida comemora 54 anos de emancipação política

salinas da margarida

Hoje, 27/7/2016, Salinas da Margarida comemora o seu 54º aniversário de emancipação política. Segundo o historiador Almir Oliveira: “Inconformado com o atraso de sua terra natal, Salinas da Margarida, o então distrito de Itaparica, o Sr. Manoel Dias de Albuquerque, conhecido como tenente “Iozinho”, trabalhou junto ao deputado Padre Luís Palmeira, seu amigo desde Vitória da Conquista, e conseguiu aprovar o projeto de lei que emancipava Salinas, desmembrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de Julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o início do município com instalação da câmera de vereadores – poder legislativo – ocorreu em 7 de abril de 1963.”

A história de Salinas da Margarida se faz intrigante a partir da origem do nome dado ao município. O nome tem sua história contada de várias formas, que se desmembram em lendas que são passadas até os dias de hoje de geração para geração.

No ano passado, o Cine Arts (Projeto de ensino e criação de audiovisual em parceria com a Uneb), concluiu sua 5º edição, com o lançamento de oito documentários que foram o resultado de seis meses de oficinas práticas e gratuitas através do Projeto Doc Cairu, com a participação da população local, estudantes e professores. Abaixo o documentário sobre a história de Salinas da Margarida.

As comemorações deste ano têm a seguinte programação.

5h – Alvorada
8h – Hasteamento da Bandeira
9h – Missa Solene
10h e 30min – Sessão na Câmara de Vereadores
14h – Desfile Cívico

Parabéns, Salinas da Margarida. 54 anos.

Comentários