Recôncavo vai ganhar centros de formação de mão-de-obra para o Estaleiro Paraguaçu

estaleiro paraguaçu

Os municípios de Simões Filho, Maragojipe e Nazaré, no Recôncavo, vão sediar Centros de Formação de mão-de-obra para a indústria naval. A iniciativa é da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), em articulação com as secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Educação (SEC), com objetivo inicial de formar trabalhadores especializados para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

O Centro principal será na Base Naval de Aratu, em Simões Filho. Os outros vão para Maragojipe, pela proximidade com o empreendimento, e Nazaré, por ser a cidade que irá receber o polo industrial gerado pelo Estaleiro. Com a instalação dos Centros, o Governo do Estado quer garantir o aproveitamento da mão-de-obra local, feminina e masculina, promovendo o desenvolvimento dos municípios no entorno do Estaleiro. A capacitação será através de qualificação profissional, pela Setre, e promoção de cursos técnicos, pela SEC, na área naval.

“A perspectiva de que estes Centros de Formação estejam atuando em médio prazo é real e os locais para seu funcionamento já estão sendo articulados pela nossa Secretaria”, afirmou o secretário da Seinp, Carlos Costa. Para ele, os Centros serão essenciais para atender a ascensão do setor naval e portuário no Brasil e em especial na Bahia: “A nossa preocupação é que no início da produção do Estaleiro já tenhamos profissionais qualificados formados”, acrescentou.

Também haverá capacitações para a formação de profissionais em outras áreas, a exemplo do comércio, hotelaria, pequenas indústrias e construção civil. Com a chegada do empreendimento a tendência é que haja um aquecimento da economia da região e com isso surjam inúmeras vagas de trabalho.

Nesta quinta-feira (18), representantes das três Secretarias se reúnem para avaliar os cursos que serão ofertados nos Centros de Formação. Em maio e junho deste ano, a Seinp promoveu encontros com representantes dos 16 municípios do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O primeiro, em Salinas da Margarida e o segundo, na Seinp, em Salvador.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Comentários