Que tal uma omelete de ostra?

digasalinas

Omelete de Ostra (Ke Zai Jian, em chinês ou o a ji em dialeto de Fujian). É um dos pratos mais comum na vida cotidiana dos povos da província Fujian e Taiwan. É um prato que representa bem a característica regional.

A origem deste prato é a cidade de Quanzhou, uma cidade com um importante papel na história da China. A cidade é conhecida como o ponto de partida da Rota Marítima da Seda.

A omelete foi criada pelos antepassados devido a uma vida muito dura. Naquela época, eles usaram a omelete de ostra para suprir a falta de alimentos básicos.

Na preparação da omelete de ostra se mistura água, amido, ostra, ovos, alho-poró e alho picado. A forma é parecida com a omelete tradicional. A chave para fazer esse prato é a ostra fresca, um tipo de moluscos macio e terno, muito comum no Estreito de Taiwan. Essa também pode ser uma razão importante para que o prato se tornasse tão famoso naquela região.

Tem também uma lenda interessante sobre a origem deste prato. Em 1661, Zheng Chenggong, um herói famoso na história chinesa, liderou seu grupo com o objetivo de recuperar a soberania de Taiwan, que naquela época havia sido ocupado pelos holandeses. Para impedir o ataque forte de Zheng, os holandeses esconderam todos os alimentos. Mas essa dificuldade não impediu o plano do inteligente general Zheng. Ele propôs um plano para a conquista de Taiwan, considerando os fatores geográficos da região. Ele juntou amido, água e ostra, um alimento muito comum em Taiwan. Criou assim a omelete de ostra, que pode manter o povo bem alimentado.

Se pode dizer que o prato cumpriu um papel importante na luta contra a ocupação de Taiwan. Mas o fato de um prato tão simples ter se tornado um dos pratos mais populares de Taiwan hoje em dia, é algo um pouco complexo de se descobrir. Aliás, quando se refere a comida de Taiwan, a primeira coisa que se pensa é o omelete de ostra.

Sendo o prato necessário na refeição cotidiana das pessoas da região, o prato tem uma posição muito importante na culinária local. É um dos pratos imprescindível em um banquete de casamento. Aliás, o prato é também usado para verificar se uma noiva tem as qualificações necessárias para se casar. Ou seja, a candidata deve demonstrar que domina a arte de preparar essa delícia.

Contada a origem do prato, vamos agora ver o que precisamos para prepará-lo. Não se esqueça de pegar um papel e lápis para anotar.

Os ingredientes são 150 gramas de ostra ( limpe-as bem antes, usando sal), 2 ovos, um pouco coentro picado, 5 colheres de amido, 4 colheres de água natural, 100 gramas de cebolinha chinês. Tem ainda 6 colheres de ketchup, 2 colheres de molho de soja, 2 colheres de ajinomoto, 4 colheres de açúcar e uma tigela de água morna.



Vamos agora ao preparo desta receita.

Primeiro, misture o amido e a cebolinha chinês com 4 colheres de água natural. Em seguida, para fazer o molho deste prato, misture 6 colheres de ketchup, 2 colheres de molho de soja, 2 colheres de ajinomoto ,4 colheres de açúcar e uma tigela com água morna.

Aqueça, em fogo médio, o óleo em uma frigideira. Coloque 150 gramas de ostras na frigideira até que os ingredientes fiquem um pouco passado.

Depois, adicione o amido, já misturado, e frite junto com as ostras até que os ingredientes formem uma pasta um pouco trasparente.

Vire a pasta para fritar o outro lado e acrescente ovos e coentro picado. Frite até a omelete ficar bem passada.

Está pronto! Já pode provar a delícia. Não se esqueça de untar no molho que você preparou.

Bom apetite!

A omelete de ostra não só possui um sabor delícioso, como também é nutricionalmente rico. O prato tem uma função para a recuperação dos pacientes que tem câncer, especialmente alguém que passou por tratamento com quimioterapia. Ao mesmo tempo, tamém é muito bom para crianças inquietas, com fraqueza física ou insônia. Além disso, o ingrediente principal do prato, a ostra, é um tipo de fruto do mar muito útil para estimular a absorção de cálcio e prevenir de doenças como anemia e arteriosclerose.

Fonte: cri

Comentários