Projeto Salinas Compartilhada promove oficina de arte em Salinas da Margarida

A Oficina Salinas Compartilhada, visa realizar “murais” e “customizações em fachadas de casas” e “murais de chão” na Cidade de Salinas das Margaridas – BA. Proposta pelo artista visual Willyams Martins e idealizada pelo também artista visual Melquiades Araújo. A oficina realizará aulas práticas e teóricas, para iniciar o participante na reflexão estética e ambiental sobre a reutilização dos materiais nobres existentes na comunidade. O Projeto tem como interface o meio ambiente e a cultura local. Seu tempo de duração é de 36 (trinta e seis) horas e será realizada entre os dias 12/04/2013 à 05/05/2013, voltada para pessoas interessadas no fazer artístico, na preservação ambiental e cultural.

Pretende-se desenvolver ainda nas dependências da Biblioteca Jurandir de Araújo Costa, uma exposição dos registros dos “murais”, das “fachadas das casas” e dos “murais de chão”, em consonância com os moradores e participantes. Haverá exibição de vídeos ambientais e um documentário do make off da Oficina. Com temáticas voltadas para a reflexão ecológica e cidadania, os laboratórios da Oficina, possibilitarão uma enriquecedora experiência àqueles que as apreciam, baseando as teorias e práticas para extrair a comunicação e expressão fundamental do lugar através de seus participantes. Portanto, serão exibidos vídeos ambientais, imagens de artistas muralistas e palestra com a Bióloga Joane Coelho de Jesus, especialista em biologia marinha pela Universidade Federal da Bahia. 

Executar os murais e fachadas das casas da cidade de Salinas é resgatar a memória de seus habitantes que customizavam com conchas os espaços públicos, originando uma plástica arquitetural, formando signos, reforçando a identidade cultural da região. 

Comentários