Programa estadual de saúde agenda mutirão de cirurgias em Salinas da Margarida

imageO Programa Saúde em Movimento é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com execução da equipe de profissionais do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha. O objetivo do programa é promover a saúde ocular da população cuidando especialmente das pessoas acima de 60 anos, a partir da realização de cirurgias de catarata pelo SUS. Podem participar pessoas inscritas no programa Olhar Brasil, alunos matriculados no TOPA (Todos pela Alfabetização) e os alunos do ensino fundamental das escolas vinculadas ao programa Saúde na Escola, na faixa etária de 07 a 14 anos.

A meta é disponibilizar consultas oftalmológicas para 100% dos alunos previamente triados pelas escolas. No Recôncavo, além de Santo Antônio de Jesus, participam desta etapa do Programa Saúde em Movimento as seguintes cidades: Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Almeida, Dom Macedo Costa, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Margarida, São Felipe e Varzedo.

Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. O diferencial da ação é o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender a população de diversas regiões do Estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é precária.

Fonte: RBN

Comentários