Professores de Salinas da Margarida decidem aderir à greve nacional

esteEm assembleia realizada  hoje, 23, no CEPSF, os professores da Rede Municipal de Educação decidiram pela adesão à greve nacional dos professores, proposta pela APLB, a começar nesta terça-feira até o dia 25 deste mês.

Segundo Beneilton (Beron), coordenador da APLB local, a Assembleia teve como objetivo, além da definição de aderir ou não à greve, a definição dos horários das ACs dos professores do ensino fundamental I, de toda a rede. Também constava da pauta da reunião, a definição salarial para o mês de abril com esclarecimentos sobre a receita do Fundeb para 2013 deste município.

Para Jorge, consultor em gestão pública, representando a Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, “a prefeitura vem buscando manter o diálogo com a categoria para preservar o equilíbrio fiscal do município e mostrar a todos os professores que o Plano de Cargos e Salários do Magistério aprovado em 17 de dezembro de 2012, supera a capacidade financeira dos recursos do Fundeb para 2013 previsto no orçamento de Salinas da Margarida. O diálogo, a transparência e a busca de soluções entre a categoria e a prefeitura será a tônica dessa administração.”

O professor Silas Macedo afirmou que “nós, professores, temos direitos e deveres, independente da opção política que temos. A educação é o caminho pelo qual podemos exercer nossa cidadania. Tanto a gestão municipal atual quanto a anterior devem ser respeitadas. Nossas reivindicações precisam ser pautadas no que se refere aos nossos direitos e deveres.”

“A APLB/Salinas, aproveitando a paralisação nacional dos professores, realizou esta assembleia para expor os problemas que dificultam a implantação do Plano de Carreira na sua totalidade”, disse a coordenadora local do sindicato, Gilmária Marinho.

O professor Mário Conceição, Coordenador da APLB-Sindicato comemorou o resultado da assembleia que aderiu à greve nacional, fato inédito em nosso município. Para Mário, como coordenador do núcleo, a assembleia foi bastante proveitosa pois foram debatidos temas como o Plano de carreira que ainda está por se definir em razão da disponibilidade da receita do município.

Comentários