Professora apresenta pesquisa de mestrado em Conceição de Salinas

Promover as Comunidades tradicionais e reconhecer sua importância para manutenção da cultura popular é um compromisso das pesquisas de Mestrados acadêmicos e profissionais. Desta forma, a Prof. Ana Carla Nunes discente do Programa GESTEC da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, apresentará para a comunidade do Povoado de Conceição de Salinas a pesquisa do seu trabalho de Mestrado sob orientação da Profa. Dra. Kathia Marise Sales.

Essa pesquisa teve como produto final um Museu Virtual, que visa difundir o conhecimento popular de duas Mestras do Saber do Povoado de Conceição de Salinas, Dona Zéo (Rezadeira) e Dona Silvia (Matriarca de um Centro de Umbanda) na cidade de Salinas da Margarida-Bahia.




O trabalho foi concretizado a partir de pesquisas históricas e bibliográficas, entrevistas com moradores e fotografias. O processo só foi possível porque contou com o apoio da comunidade local, das responsáveis pelo centro comunitário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e das Associações de Pescadores e Marisqueiras.

O evento para apresentar a comunidade o produto final da pesquisa, será efetivado com a apresentação de um filme que foi editado para a ocasião, assim como a apresentação do grupo de Samba de Roda local e uma exposição fotográfica de Zé Mário (morador local) sobre as festas e a cultura popular da região.

“Estou muito feliz com a receptividade da comunidade que me abraçou e abriram as portas das suas casas. Esta pesquisa e apresentação será uma maneira de falar da importância do Povoado de Conceição de Salinas e de seus moradores, contribuindo para preservar a rica história da Bahia”. Finaliza a pesquisadora Ana Carla Nunes.

Serviço:

Data: 24/03/2017

Horário: 19h

Local: Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Salinas / BA.

Aberto ao Público.

Contatos: www.mudicon.blogspot.com.br  

Comentários