Portal Brasil Sem Miséria no seu Município

digasalinas

O portal Brasil Sem Miséria no Seu Município, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para apoiar a gestão municipal nas ações de superação da extrema pobreza, ganhou uma nova funcionalidade: o Painel de Monitoramento. Com ele, o gestor municipal pode avaliar a evolução de indicadores do Plano Brasil Sem Miséria em sua cidade ao longo do tempo.


O portal, que teve informações atualizadas em agosto, foi concebido para organizar, em um mesmo ambiente, dados que ajudem as gestões municipais a formular estratégias próprias para superação da extrema pobreza. Ele traz relatórios com dados customizados e atualizadas periodicamente para cada um dos 5.570 municípios brasileiros, além de textos sobre o Plano e seus principais programas e dicas para montar estratégias municipais de combate à miséria. Agora, passa a contar também com os gráficos do Painel de Monitoramento.

Segundo a diretora de relações institucionais do Brasil Sem Miséria, Patricia Vieira da Costa, “com a nova funcionalidade, os gestores municipais podem visualizar séries históricas de indicadores do Plano, permitindo que identifiquem com mais precisão eventuais empecilhos à evolução das ações locais contra a miséria”. A nova funcionalidade, bem como o portal, foi desenvolvida pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) e pela Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (Sesep), responsável pela coordenação do Plano Brasil Sem Miséria.


Como acessar

No ambiente do portal Brasil Sem Miséria no seu Município o internauta deve selecionar, no mapa do Brasil, o estado e o município desejado. Ao clicar no botão Painel de Monitoramento, à esquerda da tela, o gestor terá acesso a gráficos com a evolução temporal do número de famílias no Programa Bolsa Família, famílias incluídas na busca ativa e famílias recebendo o benefício para superação da extrema pobreza.

A funcionalidade também permite visualizar a evolução temporal do número de microempreendedores individuais registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e dos percentuais de acompanhamento das condicionalidades de educação e de saúde do Bolsa Família no município.

O gestor poderá ainda filtrar as informações a um determinado período de tempo, que deve ser definido nos campos apropriados. No canto superior direito do Painel de Monitoramento, o item “Geográfico” traz comparações dos dados do município com os do seu estado, da região e do país.

Comentários