Perfil de Salinas da Margarida no Atlas do Desenvolvimento Humano 2013

salinas da margarida

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é resultado de um detalhado estudo econômico e social do País e é importante para subsidiar políticas públicas. O IDHM fornece, ainda, para a população e gestores municipais, ferramentas para o acompanhamento e promoção de melhorias. O IDHM 2013 foi apresentado nesta segunda-feira (29), a partir das 14h, em Brasília/DF, e é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro.

Vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida foram os aspectos considerados para compor o IDHM e, na edição de 2013, essa análise localizou cada município em cinco esferas: IDHM muito baixo (0 a 0,499), baixo (até 0,599), médio (até 0,699), alto (até 0,799) e muito alto (até 1) – considerando uma escala numérica de 0 a 1.



Um dos principais diferenciais da edição deste ano do IDHM é que seus resultados serão disponibilizados por meio de uma plataforma digital, gratuita e acessível: o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013. Essa ferramenta, além de apontar o IDH de todos os 5.565 municípios brasileiros, traz também 180 indicadores de desenvolvimento, considerando vários aspectos, como demografia, saúde, educação, habitação e trabalho.

Para o processo de construção do Atlas foram reunidos e analisados outros estudos de IDH e IDHM, além de encontros preparatórios com mais de 40 especialistas em desenvolvimento e a extração dos dados demográficos dos Censos 1991, 2001, 2010. A partir destes dados, é realizada uma média geométrica que envolve a expectativa de vida ao nascer, escolaridade da população adulta, fluxo escolar da população jovem e a renda per capita.

Confira o perfil de Salinas da Margarida no Flip abaixo ou na página web.

Comentários