Parabéns, Salinas da Margarida

São 55 anos de Emancipação Política de Salinas da Margarida, desmembrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o início do município com instalação da câmera de vereadores – poder legislativo – ocorreu em 7 de abril de 1963.

No Guia Turístico: A cidade de Salinas da Margarida, se encanta pela beleza de suas praias de águas calmas nas ilhas que o circundam, e reserva bons picos para a pesca e a prática de esportes náuticos.

No IBGE – Localiza-se no sul do Recôncavo baiano distando de Salvador cerca de 270 km. Tem como municípios limítrofes Saubara, Maragojipe, Jaguaripe e incluindo o limite marítimo a ilha de Itaparica com os municípios de Itaparica e Vera Cruz.

Aqui, no nosso blog, temos um interessante resumo sobre Salinas da Margarida. Com uma área de 65 km², Salinas é compreendida pelos distritos de Dendê (Porto da Telha), Encarnação, Conceição de Salinas, Cairu e povoado de Barra do Paraguaçu. Os distritos de Mutá e Cações apesar de próximos da sede do município de Salinas, não pertencem ao mesmo, fazendo parte do município de Jaguaribe.

Curtas Municipais

No Turismo: A Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, através da Secretaria de Municipal de Turismo e Cultura, colocou o Município no Mapa do Turismo da Bahia juntamente ao Ministério do Turismo. O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Na Saúde: Técnicos da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, participaram durante os dias 18 e 19 de julho de 2017, do Curso de “Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas” (sarampo, rubeola, zika, dengue entre outras). O curso foi realizado através do Núcleo Regional de Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica com a participação de outros municípios.

Na Assistência Social: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã de hoje (21/07/2017), uma visita à Praia do Dourado. Momento de lazer e resgate da história viva de nossa Salinas da Margarida. Esse passeio histórico foi realizado através do CRAS e compõe as atividades relativas às comemorações dos 55 anos de Emancipação Política do Município.

Na Educação: Mostra Cultural das Escolas Januário Eleodoro de Lima, Clodoaldo Brito e Creche Casa de Nazaré, do distrito de Cairu, realizada ontem (20/07/2017), com o tema “Nordestinos que fizeram a história”, onde foi homenageados todos aqueles que contribuíram para a história da comunidade. O Projeto faz parte das comemorações dos 55 anos de Emancipação Politica da cidade de Salinas da Margarida e acontecerá em todos os distritos, segundo a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Educação:  Dia 20/07 – Cairu, às 14hs. Dia 21/07 – Conceição, às 14hs. Dia 24/07 – Encarnação, às 14hs. Dia 25/07 – Porto da Telha, às 8hs. Dia 25/07 – Sede (Salinas), às 14hs.

Na Segurança Pública:Durante todo o dia de hoje, 19/07/2017, a equipe PROERD da 5a CIPM, junto com o Cmt do Pelotão de Salinas da Margarida, esteve visitando as escolas do Município que possuem turmas do 5° ano. O intuito foi estreitar o contato e poder montar a logística para atender o maior número de alunos possível. As atividades devem se iniciar na segunda quinzena de agosto. Alunos e diretores se mostraram muito receptivos ao PROERD! PM e Comunidade na Corrente do Bem!

Gestão Municipal:Na manhã de ontem, terça-feira (18/07), o Prefeito Wilson Pedreira se reuniu em seu gabinete com os taxistas do Município de Salinas da Margarida para tratar de assuntos relevantes à categoria e serão tomadas as medidas necessárias para melhor atender ao setor, sendo que algumas ações já vinham sendo tomadas visando a ordem e melhoria para esta categoria.

Salinas da Margarida é mais que o local onde nascemos ou escolhemos para viver. Salinas é a nossa fonte de inspiração.

 

Comentários