Outono com Instabilidade atmosférica, calor e umidade elevada


Neste primeiro final de semana de outono (22 a 24), as condições do tempo na Bahia ainda deverão ser influenciadas por instabilidade atmosférica associada ao calor e à umidade elevada. Em Salvador e região metropolitana as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre 23°C (mínimas) e 34°C (máximas).
No nordeste, sul e Recôncavo baiano, o céu também estará parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, em decorrência do calor somado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas nessas regiões deverão oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 36°C.
Maré – Desta sexta-feira a domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 1h30 e das 13h30, com valores variando de 1,6 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer em torno de 7h30 e das 19h30, com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.
Radiação Ultravioleta – Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para o final de semana deverão variar de 11 a 14, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria ‘Extrema’.
Com isso, é preciso manter cuidado quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10 às 16h. Recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.
Fonte: Secom/Ba.

Comentários