Oito documentários para comemorar os 53 anos de Salinas da Margarida

Cartaz_DOC Cairu-01

O Cine Arts conclui sua 5º edição, com o lançamento de oito documentários fazendo parte da programação dos festejos do 53 Aniversário de Emancipação de Salinas da Margarida. Os filmes serão exibidos nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2015 nas principais praças dos distritos do Município. Os documentários foram o resultado de seis meses de oficinas práticas e gratuitas através do Projeto Doc Cairu.com para a produção associada à  comunicação que somadas oportunizaram oitenta participantes se expressares através da linguagem audiovisual.

Mostra de filmes Doc Cairu.com lança oito documentários e faz parte da programação das comemorações  do 53° aniversário da emancipação de Salinas da Margarida.

Os oito filmes produzidos pelo projeto contaram com a participação dos estudantes que se configuram em um público de identidade única: jovens, mais velhos, marisqueiras, pescadores, estudiosos, comunicadores e agentes culturais locais, que revelaram suas histórias através de uma visão própria, foram oito filmes:

Jeito de Ser Salinense:

curta documentário que apresenta a cultura local, através de grupos tradicionais, culturais e do artesanato, tudo contado e falado por quem tem um jeito de ser salinense. Pessoas que fazem toda a diferença quando o assunto é a cultura local como Seu Betivaldo coordenador do Grupo de Roda de Samba de Cairu, ou Cláudia Nascimento Coordenadora do grupo Teatro de Esquina de Salinas da Margarida, Wilian Santana monitor da BAMEN – Banda Mirim de Encarnação,  ou das artesãs de Barra do Paraguaçu.

Maré Vermelha:

Marisqueiras como D. Amanda de Barra do Paraguaçu, Maria Pequena de Cairu e Léo Sacramento de Conceição também ativista defensora dos direitos das mariscadeiras de Salinas, contam como superaram o período da Maré Vermelha, um fenômeno da natureza que afetou o recôncavo baiano, momento em que as marisqueiras e pescadores perderam sua fonte de sustento, período marcado pela maior mortandade de peixes já registrada na localidade.

Maré, trabalho, história e vida de pessoas que sustentam suas famílias com os frutos do mar; que fazem cultura nas cores e sabores das Salinas.

Gastronomia aos Quatro Mares:

faz um recorte sobre a culinária salinense, única pela variedade de mariscos e criatividade das chefes locais. Ginha cria um prato especial para a equipe do Doc Cairu.com. A iguaria batizada por um dos monitores do projeto Jailton Suzart como “Lazanha aos quatro mares” leva peguari, chumbinho, ostra e sururu mariscos próprios da região.  Enquanto faz o prato Ginha conta sua trajetória na gastronomia e como ganhou por três vezes o Festival do Marisco de Salinas.

meio

Milagrito:

Curta documentário que eterniza a história do Milagrito contada por D. Dezuita marisqueira anciã que relata a história contada por seus antepassados de  como se aconteceu o Milagrito na Igreja de Nossa Senhora de Encarnação.

Tarrafa:

é um documentário sensorial que apresenta a pesca com a tarrafa. Roque Monteiro pescador e atual  vice-prefeito do Município de Salinas, mostra como é o modo de pescar com a tarrafa, uma rede que requer uma técnica e forma em que o pescador utiliza as mãos e os dentes para tirar seu sustento do mar.

Marisqueiras – Guerreiras das Marés:

Documentário que apresenta porque Salinas da Margaria poderia ser chamada de Salinas das marisqueiras ou mariscadeiras. A partir do relato das marisqueiras o filme conta como as mulheres de Salinas vem sustentando suas famílias ao longo de várias gerações, educando seus filhos, perpassando seus conhecimentos, inovando com as técnicas da mariscagem. No filme os espectadores poderão conhecer mulheres incríveis como a família sacramento que tem como Matriarca Dona Zezé e as filhas Léo e Vânia do Sacramento do distrito de Conceição, de Izabel de Encarnação, Telma de Cairu e Meire de Barra do Paraguaçu. Como elas contribuem diretamente para a economia do município, sendo as mesmas fundamentais para o ciclo econômico, social, cultural e político em seus distritos e de toda a região que atuam.

Filhos da Maré:

Para as marisqueiras a Maré é mãe. Mãe que acolhe, cuida e sustenta seus filhos. No documentário Filhos da Maré o público vai conhecer como as marisqueiras ensinam aos seus filhos a amar e respeitar a maré – Fonte de vida e sustento. Maré local de convivência, ensinamentos e brincadeiras.

Vamos navegar nos relatos de Seu Serafim, de Dona Maria do Rosário e de outras personagens que juntos irão revelar a História de Salinas.

A História de Salinas:

A partir do olhar do povo de Salinas vamos conhecer a história do município que já foi a principal fonte econômica da Bahia, através de suas Salinas. Porque a Salinas é da Margarida? Como eram os tempos das Salinas? Como se deu a emancipação do Município e o que motivou Prof. Almir a escrever um livro sobre Salinas da Margarida. Vamos navegar nos relatos de Seu Serafim, de Dona Maria do Rosário e de outras personagens que juntos irão revelar a História de Salinas.

O Doc Cairu.com é uma realização da Produtora Cine Arts e Apoio Financeiro doFundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, com apoio institucional da Larty Mark, Neurônios Comunicação, Organização Filhos do Mundo – FEME, Movimento Social dos Povos Brasileiros – MSPB, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pro-reitoria de Extensão – PROEX e a Secretaria de Turismo e Cultura – Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida.

Lançamento da Mostra de Filmes DOC CAIRU.COM
Nas principais Praças do Município de Salinas da Margarida

Cairu – Dia 24/07
Salinas Sede – Dia 25/07
Encarnação – Dia 26/07
Hora: a partir das 18h
Evento gratuito aberto ao público
Cinema na Praça – Venha e traga o seu banquinho.

Informações:
Tel: 71 9984-2531 – Vanessa Cançado / 71 8891-2484 – Aline Cléa

Comentários