Nazaré se prepara para a tradicional Feira dos Caxixis

A História

A tricentenária e encantadora Feira de Caxixis acontece no período de 05 a 08 de abril de 2012, no município de Nazaré, no Recôncavo Baiano. A maior feira de artesanato em cerâmica do Brasil realiza-se durante a Semana Santa e este ano trás o tema “Com Paz e Amor, Assim eu Vou!”.

A cidade de Nazaré, que está a 60 quilômetros de Salvador pelo sistema Ferry Boat, recebe cerca de 100mil baianos e turistas durante o período da feira. O evento conta com uma intensa programação cultural composta por atrações musicais, exposição artesanal e encenação teatral da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa.

A Feira abriga cerca de 200 estandes com peças em argila, instalados no Circuito Caxixis, ao longo das praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt. O evento também conta com a feira de artesanato local, que ficam em exposição na Praça Alexandre Bittencourt.

Os produtos comercializados pelos artesãos são bastante variados, encontram-se os tradicionais cofres de argila em forma de porquinho, panelas, moringas, potes, jarras, luminárias, bonecas, diversos objetos de decoração, imagens sacras e muitos outros, frutos da criatividade das centenas de artesãos vindos de Maragogipinho.

A Cidade

Quem visita Nazaré também pode conferir sua beleza arquitetônica presente nos prédios históricos, além do majestoso monumento Jesus de Nazaré com as 14 estações da Via Sacra, que leva o visitante a um magnífico passeio marcado pela fé.
Considerado um dos atrativos da Feira de Caxixis, o teatro Paixão de Cristo reúne 50 atores nazarenos e 150 figurantes, que apresentam a história da “Vida, Paixão e Morte de Jesus”, de uma forma bastante realista, transmitindo muita emoção para os espectadores. Jesus será interpretado pelo ator Reno Moraes, também diretor do espetáculo; Marcia Dórea viverá Maria, a mãe do Salvador. O espetáculo é encenado em duas horas. A Paixão de Cristo de Nazaré é uma grande oportunidade de vivenciar a mais emocionante história da humanidade. 
Compõe a Feira também praça de alimentação e bebidas, além da Arena Caxixis onde acontece show’s musicais, com diversidade de atrações, que garantem aos participantes noites de muita animação. Este ano sobem ao palco principal: Magary Lord, É o Tchan, Parangolé, Adão Negro, Oswaldo Montenegro, Filhos de Jorge, Edy City, Banda Sem Retoque e Canindé.
A Feira de Caxixis dá um toque especial à cidade, que neste período motiva o encontro da arte com a história.

A Programação

05 de abril:

22h –  Sem Retoque

01h – É o Tchan

06 de abril

22h – Magary Lord

00:30h – parangolé

03h – Adão Negro

07 de abril

22h – Filhos de Jorge

23:30h – Diego Moraes

00:30h – Osvaldo Montenegro

03h – Edcity

08 de abril

22h – Canindé

Comentários