Nara Costa faz show em Conceição de Salinas

downloadA comunidade de Conceição de Salinas pretende iniciar as festas juninas com a presença da cantora de arrocha Nara Costa. Numa realização da Balada Produções e com apoio de comerciantes locais, o show será no dia 15 de junho a partir das 22h no Bar Canoa, na orla de Conceição.

Segundo a descrição no seu perfil no facebook, Nara Costa “é uma das maiores representantes do ritmo do Arrocha e graças ao seu publico, ao seu talento e a sua fé em Deus, sua voz já esta sendo admirada em todo país. Seriedade, compromisso e determinação são alguns dos seus adjetivos.”

O Arrocha

Em 2003,o arrocha começou a ganhar espaço em muitas rádios baianas. Porém, surgiu uma grande polêmica na época em relação ao arrocha como “movimento musical”, já que continha letras pouco elaboradas.

Alguns nomes ajudaram a difundi-lo e hoje são de reconhecimento nacional: Amor Intenso, Tayrone Cigano, Asas Livres, Grupo Arrocha, Márcio Moreno, Silvanno Salles e a considerada “rainha do arrocha”, Nara Costa. As letras tem muito em comum com o Brega, com a adição de sons de Teclado e batidas eletrônicas, e o ritmo faz grande sucesso particularmente nas regiões Norte e Nordeste.


O termo “arrocha” é recente, mas a música em si já existia desde meados dos anos 70, quando admiradores de Odair José, Reginaldo Rossi, Fernando Mendes e Waldick Soriano, na medida em que compravam um teclado eletrônico, passaram a cantar as músicas de seus ídolos em bares e boates, em regiões suburbanas ou interioranas no país.

Após alguns anos,apesar de ainda continuar firme, o ritmo foi sendo esquecido pela mídia em geral. No final dos anos 90, empresários do ramo musical perceberam no seu grande apelo popular uma grande oportunidade de lucro, e a partir daí surgiu o primeiro ídolo, já nos anos 2000, chamado Lairton, alcunhado de “Lairton e seus teclados”, que ficou conhecido com a música “Morango do Nordeste” (apesar da mesma não ser de sua autoria).

Com a simplificação dos sistemas de mixagem e fabricação de CDs,vários grupos menores surgiram,o que ajudou a difundir o “movimento”. No entanto, apesar do sucesso nas camadas mais pobres, o Arrocha ainda enfrenta grande preconceito entre a classe média, que simplesmente não a considera um gênero musical por conta de suas composições que constantemente retratam problemas da vida amorosa.

Comentários