MEC e MPA assinam acordo para a formação dos trabalhadores do setor pesqueiro

pesca

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, assinaram nesta terça-feira, dia 22, um acordo de cooperação para oferecer alfabetização aos trabalhadores do setor pesqueiro por meio da EJA – Educação de Jovens e Adultos e também cursos  de formação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A profissionalização vai beneficiar o setor na comercialização, manuseio e conservação dos produtos, como explica o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A medida pretende zerar nos próximos quatro anos o analfabetismo no setor pesqueiro, como explica em seu discurso o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.

 O acordo ainda vai proporcionar o acesso das pescadoras profissionais, artesanais, industriais, além de aquicultoras e moradoras de comunidades pesqueiras à qualificação profissional, por meio da metodologia do programa Mulheres Mil.

O Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. Veja o documentário sobre o Mulheres Mil.

Fonte: MEC

 

Comentários