Mariscadeiras de Salinas da Margarida recebem certificação do IFBA

SAM_3540

A Rede Certific é um programa do Ministério da Educação de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida pelos trabalhadores de diversas categorias e que não têm sua qualificação reconhecida oficialmente por uma instituição de ensino. Este Programa, em nosso Estado, tem seu desenvolvimento assegurado pelo IFBA que colocou Salinas da Margarida em sua agenda de trabalho para certificar duas turmas de Mariacadeiras: uma de Cairu e outra de Conceição.

A partir da sua implantação em nosso município, em junho deste ano, o Programa esteve sob a coordenação do Professor José Ucha e com o apoio logístico do Campus Salvador do IFBA e com a cooperação do Campus de Valença. O Programa Certific em Salinas da Margarida contou também com uma Unidade Móvel de processamento de pescado.

Em todos os momentos, foi importante a parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio integral do Prefeito Wilson Pedreira e da Professora Mara, como destacaram vários palestrantes no dia 14 de dezembro, no Evento de certificação em Preparação de Pescados – Higienização, do Programa Certific das Turmas de cairu e Conceição de Salinas.

Ao todo foram 55 participantes do programa que tiveram seus saberes reconhecidos a aprimorados pelo uso das tecnologias disponíveis para o trato dos pescados. Os resultados, na prática, puderam ser apreciados por quem esteve no Festival do Marisco e  se dispôs a degustar os pratos apresentados na “Barraca das Mariscadeiras” e no concurso gastronômico de comidas típicas.

O Evento de Certificação contou com a presença dos professores do programa, do Coordenador, professor José Ucha, de diretores do IFBA Campus Salvador, de representante do MEC e de autoridades locais. Confira no vídeo abaixo, alguns momentos da festa de entrega dos Certificados que aconteceu no Cetesma.

<\/param><\/embed><\/object><\/div>“;” alt=””>

Comentários

Leave a Reply