Justiça Eleitoral indefere pedido de registro de alguns candidatos de Salinas da Margarida

Até a noite desta quinta-feira (9), pelo menos 93,5% dos registros de candidaturas pleiteados pelos postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em toda a Bahia já haviam sido julgados nas Zonas Eleitorais. Os dados, atualizados até as 19h30 de hoje, são parciais e constam no item “Estatísticas TSE” do DivulgaCand, o sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, já são 35.776 pedidos de registros contabilizados em todo o Estado, tendo sido apreciados pelos Juízes da Primeira Instância da Justiça Eleitoral 33.480 casos. Deste total, 2.226 candidaturas foram indeferidas (negadas), a maior parte delas de vereadores. Muitos casos tratam de candidatos que deixaram de apresentar documentos exigidos pela legislação eleitoral, principalmente as certidões criminais da Justiça Estadual e Federal.
Outros 852 registros indeferidos já foram contestados pelos candidatos em recursos impetrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Ao todo, já foram aceitas 29.467 candidaturas. Além disso, mais 255 candidatos deferidos aguardam julgamento de recursos para terem seus nomes, de fato, validados para o pleito.
O último domingo, 5 de agosto, foi o prazo final para que os magistrados apreciassem todos os pedidos de candidaturas, mas, por conta do alto número de processos autuados, 2.291 pedidos (6,4% do total) ainda aguardam julgamento.
Em Salinas da Margarida, o candidato a Prefeito Jorge Castellucci tem, até agora, a sua candidatura “Indeferida” e considerado “Inapto” para concorrer às eleições de 2012. Ao todo, são 21 vereadores que também têm suas candidaturas indeferidas pelo TRE-Ba.
Confira a relação dos candidatos (aqui) a vereador Deferidos, Indeferidos, Aguardando julgamento e sem conhecimento de pedido (de acordo com o TRE-Ba) para as eleições de Salinas da Margarida.
Veja tudo no divulgaCand do TRE-Ba.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Comentários