Inema classifica praia de Conceição de Salinas como imprópria para banho

imageO Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou nesta sexta-feira, 28, as prais impróprias para banho na Bahia. Do total avaliada, pelo menos dez estão inapropriadas. Em Salinas da Margarida, figura como imprópria  a praia de  CONCEIÇÃO DE SALINAS- Em frente à rampa de acesso a praia.

A Rede Amostral de Monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhista.

Para o monitoramento da balneabilidade utiliza-se como microrganismo indicador de contaminação a Escherichia coli que embora não seja, de modo geral, patogênica, sua presença na água evidencia poluição recente de origem exclusivamente fecal humana e/ou de animal.
A metodologia de análise das amostras segue as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 21th ed.

A condição da balneabilidade nos pontos monitorados é avaliada continuamente durante todo o ano, analisando a densidades de bactérias em um conjunto de amostras obtidas em cinco semanas consecutivas o que possibilita classifica-la em quatro categorias: Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria, podendo agrupar-se as três primeiras na categoria Própria. Para simplificar a divulgação dos resultados passou-se a usar a classificação como Própria ou Imprópria.

A divulgação dos resultados sobre as condições de balneabilidade das praias são atualizadas e disponibilizadas semanalmente através do Boletim que pode ser baixado aqui.

Fonte Inema/Ba.

Comentários