Ilha abriga encontro internacional de Capoerira Angola

digasalinasSemeando é o Encontro Internacional de Capoeira Angola realizado pelo Grupo Semente do Jogo de Angola, com o objetivo de reunir alunos de vários estados brasileiros, como também de outros países e Capoeiristas interessados em aprender, contribuir com o Evento, e encontrar informação sobre a nossa história Afro-Brasileira.

Este Evento é realizado de 2 em 2 anos em Salvador, Ba e na Ilha de Cacha Pregos onde está sendo construída a sede do Grupo Semente de Angola. Neste Evento de 2013 vamos ampliar as atividades para dois lugares históricos: Santo Amaro no Recôncavo Baiano e na Chapada Diamantina. Nosso pensamento com este Evento não é só jogar Capoeira, mas levar todos os interessados para vivências em lugares históricos, tais como: Baixa do Sapateiro, Lagoa do Abaeté, Ilha de Itaparica, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Lençóis, Vale do Capão, com a finalidade de conhecerem um pouco estes lugares e saberem mais da história.

Teremos muitas atividades no Evento: Aulas de Capoeira Angola, Dança Afro, Samba de Roda, Maculelê, Oficinas de Berimbau, Caxixi, Atabaque, Percussão, Palestras, Mostras de Vídeo, Afoxé, Caminhada Ecológica.


O Grupo de Estudos dos Núcleos Semente de Angola apresentará um trabalho teórico sobre História do Brasil do início até 1808/1810, data da chegada da Família Imperial no Rio de Janeiro. Este acontecimento histórico coincide com o começo da perseguição policial aos negros e capoeiristas. Este trabalho, o qual será apresentado por alunos do Grupo, permanecerá em nosso Espaço na Ilha, para estudos.

Durante o Encontro, teremos comidas de cada país, feitas pelos alunos do Grupo, sempre à noite, para comemorar as atividades do dia.

O Evento contará com a participação de Mestres e amigos, os quais realizarão as atividades. As aulas de Capoeira serão ministradas pelo Mestre Jogo de Dentro, Contramestres do Grupo Semente e Mestres presentes. Este Encontro vem sendo realizado desde 2004 e foi iniciado em Campinas, SP finalizando em Salvador, Ba. A cada ano, levamos a ideia para outros lugares e cidades, com a finalidade de divulgação e participação das pessoas dessas regiões nas atividades. Por este motivo, este Evento será realizado nestes locais e cidades históricas da Bahia.

O Evento é aberto para todos os Capoeiristas ou não-capoeiristas, o mais importante é a participação de todos. É uma excelente oportunidade de conhecer nosso Espaço naIlha de Itaparica

Comentários