IFBA tem mais de 800 vagas para cursos técnicos em Salvador e Salinas da Margarida

Ifba

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, disponibiliza 835 vagas no Processo Seletivo 2016, distribuídas entre a capital baiana e o núcleo avançado de Salinas da Margarida. As oportunidades são para os cursos integrados ao ensino médio e subsequentes. A inscrição é feita exclusivamente pelo site www.processoseletivo.ifba.edu.br, até o dia 22 de outubro.

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível que os egressos e estudantes de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Sobre os cursos

Os cursos integrados ao ensino médio têm duração mínima de quatro anos. Essa forma inclui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que disponibiliza a formação de saneamento, para candidatos com idade a partir de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental, mas desejam voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo. Automação industrial, edificações, eletrotécnica, geologia, hospedagem, informática, mecânica, química, refrigeração e climatização são algumas formações oferecidas pelo IFBA.  Conheça mais sobre os cursos aqui.

 

Isenção

O prazo para solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição foi prorrogado até esta sexta-feira, 2 de outubro. O valor, que é de R$ 30, cai para R$ 3, com redução de 90%. A entrega dos documentos deve ser feita até segunda, 5, na sede do campus, situado no Barbalho. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Comentários