I Encontro de Software Livre e Educação em salinas da Margarida

Realizou-se hoje, 01/12 (Sexta-feira), O I Encontro de Software Livre e Educação de Salinas da Margarida. O evento, uma iniciativa do NALFA – Núcleo de Estudos de Alfabetização e Letramento, Secretaria Municipal de Educação e do Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação, contou com a participação de estudantes da Rede Municipal e Estadual, professores e comunidade local.

O Professor Sérgio Araújo (Coordenador Local de Alfabetização e Letramento), palestrante e organizador do evento, abriu os trabalhos falando sobre Letramento digital, situação atual e os desafios para as escolas municipais.

O professor José Ucha, (Coordenador do IFBA em Salinas) falou sobre a economia e a relação do governo com a tecnologia. Com uma linguagem mais técnica os professores Tido Ferraz (Professor do IFBA e desenvolvedor de softwares) e Jaime Azevedo (Professor e especialista na produção de games educativos), falaram sobre a importância do uso do software livre nas rede públicas e mostrou as ferramentas usadas para o desenvolvimento de games, além de mostrar projetos feito por alunos das escolas em que atuam.

Na próxima semana, 04/12, os estudantes participarão de uma visita ao Senai Cimatec, em salvador, onde terão a oportunidade de conhecer o super computador e todo o conjunto de equipamentos e situações de aprendizagem que esta faculdade oferece.

 

Comentários