Governo qualifica dirigentes para fortalecer turismo regional

imageCom o objetivo de fortalecer a gestão do turismo nos municípios baianos, a Secretaria Estadual do Turismo iniciou, nessa quinta-feira (27/3), um curso de qualificação técnica para secretários e dirigentes da pasta para os destinos turísticos do Estado.

A abertura oficial da capacitação ocorreu no Centro de Convenções, em Salvador, e contou com a presença do secretário Pedro Galvão e representantes de 100 municípios da Bahia.

Na fala de abertura, Galvão ressaltou a importância da interiorização do turismo na Bahia e lembrou que 5,3 milhões de baianos viajam pelo próprio Estado durante o ano, e o setor representa uma movimentação anual de R$ 9 bilhões.

“Diante desse potencial, estamos ministrando este curso de 248 horas, que está dividido em aulas presenciais e através de Ensino a Distância (EAD), em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia”, afirmou.

Conforme informações da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, o conteúdo inclui técnicas de captação e administração de recursos junto a organismos financeiros internacionais e agentes como o Ministério do Turismo e a Embratur, para ações de promoção do destino e atração de investimentos para infraestrutura e capacitação.

Também fazem parte do conteúdo programático, Cenários da Administração Pública, com Ênfase em Gestão do Turismo; Conceitos Fundamentais do Turismo; Legislações; Planejamento Estratégico, Governamental e Orçamentário; Elaboração e Gestão de Projetos; Convênios e Contratos; Captação de Recursos; SICONV; Estudos de Boas Práticas de Gestão do Turismo; Modernização da Gestão Pública Municipal; Rede de Inovação, dentre outros.

“É preciso despolitizar a gestão do turismo, e isso tem evoluído. Além disso, os destinos devem requalificar os produtos existentes, criar novos produtos e mostrá-los ao mercado consumidor”, disse.

O secretário do Turismo de Vera Cruz, André Reis, afirmou que já tem colocado uma das recomendações de Rucchmman em prática.

“Nosso município está atuando em conjunto com Itaparica e Salinas da Margarida, para que tenhamos produtos e roteiros integrados, a fim de unir esforços para atração de fluxo turístico”, afirmou.

Fonte Tribuna da Bahia

Comentários