Governador e Secretário de Educação assinam Pacto com os Municípios

O governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inicia nesta quinta-feira (28/07), às 14h, em Itabuna, uma série de encontros regionais para assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. Primeiro compromisso do programa Todos pela Escola,

desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.  Assinam o documento 28 prefeitos da região.
A solenidade será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho (Praça José Almeida Alcântara, Centro), em Itabuna. No total, 214 prefeituras já aderiram ao Pacto e a meta é contemplar todos os municípios do Estado. O próximo encontro acontece em Senhor do Bonfim (3/08).
De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a parceria com os municípios, realizada por meio de um regime de colaboração, se justifica pelos indicadores educacionais das redes municipal e estadual. “Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós”.
Compromissos – O Pacto pontua as obrigações tanto do Estado, quanto do município. Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.
Já o município, assume a responsabilidade pela implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio da Secretaria Estadual da Educação. Também irá ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo Governo do Estado. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.
Adesão – Inicialmente, 214 municípios aderiram ao Pacto com Municípios, divididos em 11 polos. Serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.
Mais informações aqui:

Comentários