Estaleiro adquire equipamentos para iniciar operações em 2014

image (6)A última segunda-feira (27) foi movimentada no porto de Salvador. Um navio de 132 metros atracou com nada menos que 11 mil metros cúbicos de equipamentos que serão instalados no moderno Estaleiro Enseada, em Maragojipe. O valor da carga está estimado em US$ 40 milhões.

O navio, exclusivamente dedicado ao Enseada, partiu do Japão no dia 13 de novembro do ano passado e passou por quatro portos do Japão e China, até chegar a Salvador. O desembarque das primeiras peças foi acompanhado pela área de Logística, Diligenciamento e Inspeção da Enseada Indústria Naval S/A. Segundo o coordenador da operação, engenheiro Dimitrios Levendakos, o pacote de equipamentos foi adquirido por recomendação da Kawasaki, que além de acionista é a parceria tecnológica do empreendimento. Basicamente, todos os equipamentos fazem parte da Oficina 6 – principal edificação do estaleiro, onde as chapas de aço se transformam em painéis e blocos.

“As 11 ordens de compra vieram em cargas soltas, já que por conta do volume e do tamanho das peças não foi possível embarcar em contêineres. É uma operação logística muito bem elaborada, que envolve mais de trinta pessoas entre tripulação e operadores portuários”, revelou Levendakos.

A previsão é que o descarregamento dure de quatro a cinco dias. Em seguida, a carga permanecerá em solo até a completa liberação alfandegária, até seguir em balsas e caminhões para a região de Enseada, em Maragojipe, respeitando o fluxo de prioridade de montagem.

O Estaleiro entra em operação ainda em 2014, mas é em março de 2015 que será oficialmente inaugurado.

Com Informações de Marcelo Gentil
Coordenador de Comunicação – EEP

Comentários