Equipamentos para pesca poderão ser financiados pela CEF em 2014

image (2)Em 2014 pescadores e piscicultores baianos terão mais crédito para realizar suas atividades produtivas. Representantes da Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e da Caixa Econômica Federal se reuniram na quinta-feira (26) a fim de construir um plano de trabalho para integrar a instituição financeira às ações de crédito intermediadas pela Bahia Pesca.

“Hoje já temos o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil com linhas de crédito destinadas aos pescadores. A entrada da Caixa Econômica no processo é um caminho natural. O objetivo é utilizar as informações do CadCidadão (base de dados com potenciais beneficiários do programa Vida Melhor) para mapear e atender às famílias com projetos viáveis financeiramente e alto impacto social, especialmente na Região Metropolitana de Salvador e no Território de Itaparica”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Segundo ele, equipamentos para a pesca também poderão ser financiados, permitindo verticalizar ainda mais a produção. A cadeia produtiva da pesca vem sendo atendida pelo Programa Crédito Assistido, do Governo do Estado, desde novembro deste ano.

No caso do Banco do Nordeste, a linha de crédito pode chegar até R$ 15 mil, com juros a partir de 3,5% ao ano. De acordo com o diretor técnico da Bahia Pesca, Anttonio Almeida Júnior, apenas no último trimestre de 2013 foram concedidos cerca de 80 empréstimos. Outras 115 operações estão sendo analisadas pelas instituições financeiras.

Fonte: Secom/Ba

Comentários