Enseada orienta 200 crianças do entorno em ações de saúde bucal

enseada

Com vídeos didáticos, apresentações e brincadeiras a Enseada Indústria Naval levou para 200 crianças da zona rural e de quilombos de Maragojipe e Cachoeira conhecimentos sobre higiene pessoal e saúde bucal. A ação promovida pelo estaleiro baiano teve sua última edição na Escola Municipal Quilombo Putumuju, em Maragojipe, nesta quarta-feira (1º), e beneficiou 25 alunos de 4 a 13 anos. A iniciativa teve como objetivo mostrar a importância dos cuidados com o corpo para prevenir doenças.

Sandra Barbosa, diretora da escola, aprovou a ação e ficou satisfeita com o que foi passado para os alunos. “Achei maravilhoso. Esse olhar para as crianças é fundamental. Nós aqui na escola sempre ensinamos alguns cuidados, mas é fundamental que os pais também estimulem seus filhos a terem bons hábitos de higiene. Queremos que o estaleiro volte outras vezes, com mais ações”, afirmou a diretora.

Em Enseada do Paraguaçu, comunidade remanescente de quilombo vizinha ao estaleiro, os alunos da Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas contaram com a presença de um dentista, que pode mostrar, na prática, uma escovação dentária correta. “Fizemos uma intervenção pontual com essa ação, mas temos buscado fazer um trabalho constante ao longo do ano. Tenho um desejo grande de fazer a escovação ser obrigatória nas escolas, assim como é a merenda. É basicamente associar alimentação à higiene bucal e com certeza as visitas ao posto de saúde serão mais para manutenção do que para resolver problemas bucais”, sugeriu o dentista Tacilo Santana.

Pela região afora 

Além das escolas de Enseada do Paraguaçu e da comunidade quilombola de Salamina Putumuju, a equipe da Enseada visitou instituições de ensino no quilombo do Kaonge (Cachoeira) e em Irriquitiá, Cachoeirinha e Tabuleiro da Navalha – todas localizadas na zona rural de Maragojipe. Para Morgana Andrade, analista de Responsabilidade Social do estaleiro, é gratificante poder disseminar conhecimento e diversão para crianças que moram em lugares distantes e têm dificuldade de acesso a outras culturas. “Poder ver o brilho nos olhos dessas crianças e a alegria com que nos recebem, nos motiva a continuar realizando ações como essa”, disse a analista.

A ação foi realizada em parceria com a Colgate-Palmolive que, através do programa “Colgate Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, doou kits com escova e creme dental e um sabonete antibacteriano.

Evento sobre perspectivas para a Enseada

Cerca de 200 moradores de comunidades localizadas no entorno ao Estaleiro Paraguaçu se reuniram nesta sexta-feira (3), na sede da COBEPA em São Roque do Paraguaçu, para discutir questões relativas a Enseada Indústria Naval, como a possibilidade de uma futura retomada das atividades do empreendimento e a prospecção de novos negócios.

A Enseada tem como principal atividade a construção e o reparo naval, porém está trabalhando para utilizar todo o potencial do seu parque industrial, ampliando seu escopo de atividades. Dois segmentos fazem parte da nova estratégia: as áreas de logística e apoio à indústria. De acordo com Danilo Albano, gerente de Pessoas e Organização e representante da empresa no evento, ainda não há uma perspectiva de retomada, visto que, para que isso aconteça, novos contratos precisam ser fechados. “Temos nos empenhado na busca de clientes, portanto, não há nada de concreto”, revelou o gerente.

Comentários