Empresa cria plataforma para entender as reivindicações populares

digasalinasCAUSA BRASIL é uma plataforma que ajuda a entender quais são as reivindicações dos protestos em todo o País. Abastecida automaticamente, a cada hora, por milhares de menções espontâneas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+, a ferramenta funciona como um termômetro que categoriza, agrupa e interpreta a voz dos manifestos.

Metodologia:

As causas são identificadas a partir do conteúdo de postagens que contenham ao menos uma das principais hashtags ligadas às manifestações. Uma lista de mais de 100 termos de busca é atualizada constantemente (confira lista abaixo), pela ferramenta de monitoramento Seekr, no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google.

 A análise é feita com a combinação entre a lista de hashtags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos, que indicam o que a postagem está reivindicando. Hashtags ⇒ Delimitam o universo de menções que terão seu conteúdo analisado. Menções ⇒ São analisadas e agrupadas em diferentes causas a partir de seu conteúdo. Ao passar o mouse sobre uma das causas, é possível visualizar os termos que foram considerados na análise das menções. Causas ⇒ São identificadas a partir da categorização de menções e, por sua vez, são agrupadas em cinco macrotemas: Políticos, Economia, Direitos básicos do cidadão, Liberdades individuais, Copa no Brasil.

 Atualização

Atualizado de hora em hora. A porcentagem de cada causa é referente ao número acumulado de menções no período de 24 horas. A coleta é sujeita a instabilidades.

Comentários