EBDA cadastra marisqueiras para conceder crédito

marisqueirasAs marisqueiras de Maragojipe, no recôncavo baiano, ganham a oportunidade de participarem do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013, desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que objetiva tornar mais efetivas as Políticas Públicas econômicas e sociais do Governo Federal, voltadas à cadeia produtiva da pesca. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), através da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), está trabalhando nas comunidades pesqueiras do município para promover a inserção de 1.006 marisqueiras no ciclo produtivo do Plano.

Cadastramento das marisqueiras, levantamento da documentação necessária para a preparação da proposta de crédito para o Pronaf (B), emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e elaboração das propostas de crédito são os trabalhos executados pela EBDA nas comunidades beneficiadas.

Melhores condições de vida e trabalho

O coordenador dos trabalhos da EBDA, o engenheiro agrônomo Samuel Feldman explica que a intenção da empresa é valorizar o plano e proporcionar para as marisqueiras melhores condições de trabalho e vida. “Esta região possui grande potencial pesqueiro, mas é preciso oferecer ferramentas para que as mulheres possam produzir cada vez mais e assim estimular o empreendedorismo, para que ao voltar do mangue elas possam trazer não só a matéria-prima, mas também o desenvolvimento econômico de sua região”, diz Feldman.

Para participarem das ações do Plano Safra da Pesca 2013, as marisqueiras devem procurar as Associações Comunitárias, Colônia de Pesca e a EBDA mais próxima de sua comunidade para verificarem se estão sendo beneficiadas conforme lista fornecida pelo MPA e Banco do Nordeste. É necessário apresentação de Xerox dos documentos de RG, CPF, Certidão de Casamento, comprovante de residência, comprovante da última votação e Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), item obrigatório para obtenção do crédito, além de estar livre de restrições bancárias.

Comunidades beneficiadas

Estão beneficiadas a participarem do Plano as comunidades pesqueiras de: Coqueiros, Alto do Sacramento, Angolar, Arrasta Couro, Av. Sacramento, Porto Pequeno, Porto do Açougue, Porto das Vacas, Putumuju, Praia do Dique, Ribeira, Palmeiras, Praça da Promessa, Pioneiro, Guaruçu, Ponta de Souza, Girau Grande, Largo São José, Enseadinha, Enseada do Paraguaçu, Comissão, Capa Gato, Cajá, Cai-cai, Cabaceiras, Boiada, Baixinha, Beco dos Canudos, Beira Mar, São Roque do Paraguaçu, Nagé, Guaí, Capanema, entre outras que podem ser conferidas na EBDA de Maragojipe.

 

Fonte EBDA

Comentários