“É muito bom, é bom demais ser Capoeira. É bom demais! A arte de Salinas da Margarida para o mundo.

Captura de Tela (26)

Mais uma reportagem de digasalinas sobre cultura em Salinas da Margarida. Terra fértil em artistas que tanto no passado como no presente, elevaram e elevam o nome da nossa terra, produzindo beleza e semeando poesia.

Nesta reportagem: Luiz Alberto Santana ou Vagalume. Para os americanos “Firefly”. O filho de Encarnação de Salinas é hoje um dos nomes mais importantes da capoeira e da dança folclórica internacional.

Seu perfil na Companhia de Dança Dance Brazil:

“LUÍZ ALBERTO SANTANA (Capoeirista – aka Vagalume) was born in Encarnaçào de Salinas, Bahia, Brazil, where he studied Capoeira with Mestre Jelon in a special program created by the Instituto de Artes Urbana da Bahia and DanceBrazil. Mr. Santana holds the rank of Instructor and today he is the leader of Instituto de Artes Urbana da Bahia under the supervision of Mestre Jelon. In 2005, he began working with DanceBrazil as an understudy and participated in a conference for young people organized by UNICEF in Trinidad. He was a special guest at Project Exchange in Bahamas and has also danced with Balé Folclórico da Bahia. This makes Mr. Santana’s seventh year with DanceBrazil.”

Captura de Tela (21)

Luiz Alberto Santana (Capoeirista – aka Vagalume) nasceu em Encarnação de Salinas, Bahia, Brasil, onde estudou Capoeira com o Mestre Jelon em um programa especial criado pelo Instituto de Artes Urbanas da Bahia e Dance Brazil. Sr. Santana mantém o posto de instrutor e hoje ele é o líder do Instituto de Artes Urbanas da Bahia, sob a supervisão de Mestre Jelon. Em 2005, ele começou a trabalhar com Dance Brazil como um substitut e participou de uma conferência para jovens organizada pela UNICEF em Trinidad. Ele era um convidado especial no Projeto de Intercâmbio em Bahamas e também dançou com o Balé Folclórico da Bahia. Isso faz com que o Sr. Santana esteja no sétimo ano com Dance Brazil.

“O Capoeirista de Encarnação de Salinas Bahia Brasil Vagalume Santana vai estar se apresentando no Encerramento das Olimpíadas de Londres.”

Captura de Tela (29)

“Santana – cujo Nome de capoeira é Vagalume, ou “Firefly” –(…). Enquanto a música se eleva num crescendo, ele retarda como um gato, preparando-se para o atacar. Avido para comentar e contraponto, Vagalume ilumina a música.” (Livre tradução de um trecho de um jornal americano falando sobre Vagalume, que pode ser lido em inglês, aqui.)

Captura de Tela (30)

Filho de Encarnação, o nosso Vagalume Capoeira Santana é hoje um conhecido e reconhecido artista, dançarino e capoeirista que leva o nome de Salinas da Margarida e de Encarnação pelo mundo afora. O nosso Vagalume Santana estará se apresentando com a companhia de dança Dance Brasil nos Estados Unidos em Marco de 2013.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Comentários