Cursos no Centro de Referência capacitam moradores de Enseada do Paraguaçu

enseada

Maiana da Silva Oliveira, moradora da comunidade de Enseada do Paraguaçu (BA), tem 18 anos e está em busca do primeiro emprego. Para ela, ter conhecimentos em informática é um diferencial na concorrência do mercado de trabalho. Por isso, desde o dia 21 de outubro ela participa de um curso promovido pela Enseada Indústria Naval, no Centro de Referência, que ensina noções de como utilizar as principais ferramentas do Word.

“Estou adorando o curso. Quero me capacitar para arranjar um emprego, pois tenho uma filha de seis meses e preciso de uma renda. Nunca tivemos esse tipo de oportunidade aqui na comunidade. Agora, sinto mais esperança de conseguir um trabalho e ter uma vida melhor”, acredita Maiana.

Diferente dela, Valquíria Conceição Vieira, 29 anos, também moradora de Enseada do Paraguaçu, não busca o primeiro emprego, e sim capacitação para crescer profissionalmente. “No momento estou desempregada, mas trabalhava com lavanderia em serviços gerais. Com conhecimentos de informática, terei mais chances de encontrar uma oportunidade na área administrativa de alguma empresa. Esse é meu objetivo”, revelou a jovem.

Curso de informática

Para Alexandre Silva, instrutor do curso de informática e técnico em Sustentabilidade na Enseada, as aulas têm gerado bons resultados para ambas as partes. “O índice de aproveitamento tem sido em torno de 80%. “Estou muito feliz em poder dividir um pouco de conhecimento com jovens, adolescentes e adultos tão esforçados e dedicados. Confesso que também estou aprendendo coisas novas com cada um deles”, afirmou o integrante.

Além do curso de informática, estão sendo realizados cursos de Redação, ministrado por Karla Barreto (bióloga da área de Sustentabilidade), e Orientação Profissional e Empreendedorismo, ministrado por Morgana Andrade (analista de Responsabilidade Social). As turmas já foram encerradas e não há previsão para o início de novas aulas. Essa ação é parte do Programa de Educação para Comunidades (PEAC), que atende às condicionantes das licenças de Implantação e Operação do empreendimento.

Primeiros formandos 

Nos dias 16 e 17 de novembro foram realizadas as primeiras entregas de certificado. Após 10 horas de aula, 30 alunos concluíram o curso de Orientação Profissional e Empreendedorismo. Até o final do ano, novas formaturas acontecerão nos demais cursos.

Fonte: Ger. Com, Externa - Enseada

Comentários