Curso superior no IFBA tem vagas para egressos de escola pública e cotas sociais

ifba

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2016. Em Salvador, são 144 oportunidades para as licenciaturas de física, geografia e matemática, conceituadas, neste ano, com nota 4, em uma escala de 1 a 5, o que representa a classificação “muito bom”, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Para esta seleção, as vagas das graduações continuam sendo ocupadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ou seja, os candidatos não farão a prova do Instituto, já que o modo de seleção será com base na nota do Enem. Aos que optarem por concorrer aos 60%, é necessário efetuar a inscrição pelo site  www.processoseletivo.ifba.edu.br, até o dia 22 de outubro.

Os egressos de escolas públicas têm direito a 50% das vagas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Geografia

Essa licenciatura tem preparado, desde 2010, futuros profissionais como agentes de formação crítica em diversas temáticas, além de questionadores das dinâmicas físicas e culturais do país. O licenciado pode atuar na área pedagógica, bem como em setores de geotecnologia, geoinformações, planejamento urbano, organizações não governamentais e qualquer tipo de movimento crítico em prol do desenvolvimento socioeducativo. Com disciplinas agregadas em quatro núcleos – formação básica, didática, ambiental, sociopolítica e humanística -, uma das principais premissas dessa graduação é o incentivo às atividades que vão além da sala de aula, como as aulas práticas nos laboratórios de geografia física aplicada, cartografia e geotecnologias, além de fomentar a pesquisa, através do Programa de Iniciação Científica (Pibic) e do grupo “Geopráxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia”.

Matemática

Uma das duas únicas oferecidas por uma instituição pública e federal no estado da Bahia, essa graduação conta com mais de 90% dos profissionais mestres e doutores, em regime de dedicação exclusiva e dispõe de três laboratórios: matemática e modelagem computacional; práticas interdisciplinares e o de ensino. Ainda oferece oportunidades aos estudantes para socializar experiências ao longo da sua formação enquanto professor, através de programas, como o Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), atividades de monitoria e participação em eventos científicos. Dentre os espaços nos quais o licenciado pode atuar, estão instituições de ensino fundamental/médio e editoras de livros didáticos, onde poderá estimular a criação de novas metodologias pedagógicas para dinamizar o ensino da matemática.

Física

Laboratórios didáticos, professores mestres e doutores são algumas vantagens da licenciatura de física do Campus Salvador do IFBA. Com aulas noturnas, que acontecem de segunda a sexta-feira, o estudante ainda tem a possibilidade de vivenciar a física por meio de experimentos, bem como participar de bolsas, em diversos programas, para o aprimoramento da prática docente. O graduando terá a oportunidade de ser um físico-educador, conhecendo, em profundidade, as teorias desenvolvidas pela física clássica, como a mecânica Newtoniana, a termodinâmica e o eletromagnetismo, além dos estudos da física moderna e contemporânea, a exemplo da mecânica estatística, teoria da relatividade e quântica.

Comentários