Companhia inaugura voo Salvador-Valença

digasalinasAs praias da Costa do Dendê ficaram mais próximas de Salvador com a implantação do voo semanal da Passaredo Linhas Aéreas. O voo inaugural Salvador-Valença foi realizado na tarde deste sábado (29) e em apenas 20 minutos os visitantes desembarcaram no município.

As passagens já estão disponíveis no website da companhia e custam a partir de R$ 49. A linha comercial é a primeira do aeroporto de Valença, que foi construído no ano 2000 e só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares.

Os empresários do ramo hoteleiro, comerciantes e moradores estão otimistas. “ Acreditamos que esse voo possibilite o aumento no número de visitantes na região. Esse é um antigo desejo nosso, principalmente para nós de Guaibim, porque haverá uum aumento na demanda, o turismo vai se desenvolver e a nossa economia ficará mais forte”, afirmou o empresário José Maria Avelar.

De acordo com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, a realização de voos regulares para Valença só foi possível graças à redução da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), concedida pelo Governo à Passaredo, nas aquisições de Querosene de Aviação (QAV) para abastecimento das aeronaves da companhia.



Leonelli explica que, inicialmente, a frequência de voo vai ser uma vez por semana a fim de avaliar a necessidade local. No entanto, o trabalho de articulação continua para que haja mais frequências semanais, o que pode beneficiar ainda mais Valença, Morro de São Paulo (Cairu) e outros municípios do Baixo Sul. “A própria companhia aérea tem interesse em colocar mais um voo semanal, o que fortalecerá o turismo na região”, afirmou.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Costa do Dendê recebe 660 mil turistas por ano, sendo cerca de 20% estrangeiros, percentual acima da média nacional. As localidades mais visitadas são Maraú, Boipeba, Morro de São Paulo e Cairu (Sede).

“A aviação regional sempre foi uma demanda dos moradores e visitantes da Costa do Dendê. Hoje, estamos realizando um sonho. Essa região é bastante requisitada por baianos e visitantes de outros estado e de países europeus, considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil. Aqui, você tem praias belíssimas, como Guaibim, Morro de São Paulo, Camamu, Itacaré, entre outros. É uma forma de alavancar o desenvolvimento turístico da região, não só de lazer, mas o turismo de negócio”, afirmou o secretário de Comunicação, Robinson Almeida.

Fonte: Secom/Ba

Comentários