Combate a Dengue é uma luta de todos

dengue

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, com diferentes apresentações clínicas, e de prognóstico imprevisível. Depois do período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença, que é transmitida por mosquitos. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves, e 21 mil resultam em morte. A dengue afeta mais de 120 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS.

O Brasil e a Bahia vivem um momento de luta contra a Dengue, chikungunya e zika. Nesse momento, todos devem fazer a sua parte para nos livrar dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti:  o Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora.

A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. O aplicativo está disponível para download na Google Play e, até o fim do mês.

Digasalinas não pode ficar de fora dessa luta e aproveita para dar publicidade ao combate organizado pela Saúde em Salinas da Margarida com Paulo César P Walle e sua equipe técnoca da VIEP – Vigilância Epidemiológica. Abaixo, um poema de Paulo sobre o assunto:

PREVENIR – VOVÓ ME DISSE – É MELHOR QUE REMEDIAR

MUITOS PENSAM SER TOLICE, MAS NÃO VAMOS MAIS

BRINCAR

POIS A DENGUE CAUSA DANI, SOFRIMENTO TODO ANO

ISSO NÃO É BLÁ-BLÁ-BLÁ

DOR NO CORPO, FEBRE ALTA…FIQUE ATENTO AOS SINAIS

SE NA PELE SURGEM PLACAS E A CABEÇA DÓI DEMAIS

É MELHOR NÃO DÁ BOBEIRA, NEM FICAR NA CHORADEIRA

CORRE AO POSTO MEU RAPAZ

MAS AVISA  A  VIEP*, PEDE ORIENTAÇÃO

PRA SE PREVENIR DA DENGUE, É TÃO FÁCIL, MEU IRMÃO

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA, NEM GARRAFAS PELO CHÃO

LIMPE CALHAS, QUEIME O LIXO, ORGANIZE UM MUTIRÃO

TAMPE BEM A CAIXA D’ÁGUA, TROQUE A ÁGUA DO SEU CÃO.

A SAÚDE AGRADECE E QUER CONVIDAR VOCÊ

PARA SE UNIR A TODOS NÃO HÁ TEMPO PRA PERDER

CHAME A SOGRA , TIO, SOBRINHO, A ESPOSA E O BEBÊ

O  IRMÃO…TRAGA O VIZINHO!…E QUEM MAIS PUDER TRAZER

TODOS JUNTOS NESTA LUTA, SÓ ASSIM VAMOS VENCER!

VIEP – Vigilância Epidemiológica

Comentários