Campanha de vacinação antirrábica em Salinas da Margarida

vacina antirrabica

A Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo durante todo o mês de novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica. Os postos de vacinação estarão espalhados por toda a cidade para melhor atender à população.

O pessoal da Secretaria apela para que todos levem seus animais, cães e gatos, evitando assim a disseminação da Raiva.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. Seu prognóstico é fatal em todos os casos. Ela é transmitida através da mordida, arranhão ou saliva do animal contaminado pelo Vírus Rábico.

No homem atinge o sistema nervoso central causando febre, dor de cabeça, depressão nervosa, agitação, dilatação na pupila, dificuldade em respirar e salivação excessiva – terminando com a morte do indivíduo. O tratamento só é feito durante a incubação do vírus. Já no animal a vacinação é a única maneira de evitar a doença. Ainda existem pessoas que desconhecem o perigo da raiva e se negam a vacinar seus animais.

Em 2010 foram notificados dois casos de raiva humana no Brasil – um no Rio Grande do Norte, por ataque de morcego, e outro no Ceará, por ataque de cão. Os dois pacientes morreram.

De 1990 a 2009, o numero de casos de raiva humana, considerando todas as espécies agressoras, caiu drasticamente – de 73 para 1. A partir de 2005, a intensificação das ações de vigilância permitiu uma redução ainda mais acentuada.

Na Campanha passada vacinamos em torno de 1.200 animais e estamos comprometidos em alcançar 100% em 2011, vacinado 1.324 cães e gatos em Salinas da margarida.

A estratégia da vacinação consiste em montar postos volantes, durante a Campanha, em pontos próximos às residências que concentrem maior número de cães e gatos e com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Endemias e da comunidade em geral, vacinar o maior número de animais no menor espaço de tempo possível.

Procurem seu Agente Comunitário ou liguem para a Vigilância à Saúde através do telefone 3659-1693.

Comentários