Café com Leitura e homenagem a João Ubaldo Ribeiro em Itaparica

image (3)Há oito verões, a Ilha de Itaparica conta com uma programação cultural promovida pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica). Trata-se do Projeto Café com Leitura, que nesta sexta-feira (24) fará uma homenagem ao aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro. Ele será homenageado com a atividade “Viva João Ubaldo Brasileiro”, realizada em parceria com o IFBA, FAPESB e Grupo de Pesquisa, Linguagem e Representação.

Inauguração do acervo iconográfico de Itaparica

Neste dia, às 9h, a professora doutora Rita Olivieri-Godet (Universidade de Rennes – França) fará a palestra de abertura do colóquio do núcleo de leitura João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares. Com uma programação voltada para veranista, turistas e moradores dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e Salinas, a unidade também exibirá nos dias (28 e 28), às 15h, filmes no projeto Café com Leitura.

Filho Ilustre 

As homenagens a João Ubaldo Ribeiro realizada pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior aconteceram pela primeira vez em 2004. João Ubaldo Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, no dia 23 de janeiro de 1941. Ocupa a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e em 2008 foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior reconhecimento da língua portuguesa. Sua obra literária passa por publicações de contos, crônicas e ensaios, além dos livros Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto e A Casa dos Budas Ditosos, entre outros.



Acervo Iconográfico 

No último dia 07 de janeiro, a Biblioteca Juracy Magalhães inaugurou o Acervo Iconográfico de Itaparica, mais um atrativo para os visitantes e moradores da ilha, que reúne fotografias, mapas, litografias e pinturas da velha cidade de Itaparica, cujo território à época da sua criação abrangia as áreas dos atuais municípios de Vera Cruz e Salinas da Margarida, além do seu próprio. Neste dia também houve o lançamento da exposição de fotografia de Javier Escudeiro, que registrou o mar de Itaparica, com fotos de pessoas, embarcações e do cotidiano do povo da ilha.

No sábado (11), o Café com Leitura promoveu, às 19h, o baile “Dançando no verão”, com o cantor Alemão (voz e teclado). No dia 13, foi exibido o filme americano “As Aventuras de PI”.No sábado (18/01), o projeto Café com Leitura lançou a abertura da exposição de artes visuais “Ala das Baianas – Lavagem do Bonfim”, do artista plástico Durval Queiroz, que movimentou a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica). Moradores, turistas e visitantes da ilha foram conferir a mostra que apresenta imagens da tradicional festa. A mostra segue em cartaz até o dia 31/01.

Para a diretora da unidade, Dalva Tavares, o Projeto Café com Leitura visa despertar o hábito pela leitura. Ela também acrescenta que a biblioteca possibilita o encontro do público com artistas locais e que atuam com linguagens voltadas para música, literatura, dança e teatro. “Oferecemos os nossos serviços para a comunidade e visitantes, unindo a leitura de livros e jornais com mostra de shows e exposições de artes de artistas locais, além de exibições de filmes e recitais”.

Fonte: FPC
Foto: Nerivaldo Goes

Comentários