Biblioteca Virtual 2 de Julho

Capturar

Segundo o Professor Ubiratan Castro de Araújo, Diretor Geral da Fundação Pedro calmon,  a Biblioteca surge como “uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia, que tem como coleção especial o acervo 2 de Julho, data da nossa indepêndência.

Este acervo é composto por documentos do Arquivo Público da Bahia, Centro de Memória da Bahia e pelas bibliotecas públicas, pertencentes à estrutura da Fundação. Traz publicações digitais por nós produzidas, acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, de acordo com a Lei nº 9.610 do Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referentes ao tema.

image

Nesse contexto, apresenta-se como uma biblioteca híbrida por funcionar tanto como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download), quanto como biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais).

O objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de Julho é tornar acessível o conjunto de obras acerca da História da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, bem como preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história.

5896564021_b9abb5fd71_z

As bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. Com isso, ampliando as possibilidades de busca, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento por meio local e remoto.

A Biblioteca Virtual 2 de Julho será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado; mais um serviço de disseminação e disponibilização do livro e da leitura. Iniciamos com a disponibilização das informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede e a disponibilização para download dos conteúdos informacionais produzidos na FPC em formato eletrônico. A segunda fase será a digitalização das fontes de informação de domínio público do Arquivo Público e da Biblioteca Pública do Estado.

Clique aqui Para acessar a Biblioteca Virtual 2 de Julho ou seuindo o endereço: http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/

Comentários