Ação Naval Cidadã acontece também em Maragogipe

salinas da margaridaA Ação Naval Cidadã, iniciativa da Secretaria Estadual da Indústria Naval e Portuária, disponibiliza serviços gratuitos aos moradores de Maragojipe, nos dias 17,18 e 19 deste mês

Começa na próxima sexta-feira (17/05) e vai até o dia 19/05 mais uma edição da “Ação Naval Cidadã”, dessa vez no município de Maragojipe, localizado no entorno do empreendimento Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP).

O evento é organizado pela Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (SEINP) e idealizado pelo Secretário da pasta, Carlos Costa, com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval (Marinha do Brasil) e a parceria das Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), além da Prefeitura de Maragojipe. A ação tem como objetivo, proporcionar ao morador do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu o acesso gratuito a serviços de saúde, trabalho e cidadania.

“A recomendação do Governador Jaques Wagner é preparar as cidades do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu para receber o desenvolvimento sem prejuízo aos habitantes daquelas comunidades, isso quer dizer criar condições para um desenvolvimento sustentável, evitando a criação de bolsões de pobreza, promovendo, dessa forma, o progresso nessa região”, explica o secretário Carlos Costa.

O Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias declara que é uma grande satisfação para a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval, poder contribuir com o Governo do Estado da Bahia nesta Ação Social no município de Maragojipe, que certamente trará diversos benefícios à população da cidade, principalmente na saúde.

Serviços

A “Ação Naval Cidadã” conta com o apoio do Comando do 2º Distrito Naval que ofertará serviços de saúde, ligados a ginecologia, odontologia, pediatria e clinica geral e contará com 34 profissionais para essa demanda. As Secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE) vão trabalhar com as ofertas de carteira de trabalho, cadastramento de mão de obra, divulgação e pré-cadastro de cursos profissionalizantes que serão trazidos para o município, pesquisa de interesse em novos cursos, além de orientação jurídica, palestra sobre defesa do consumidor – orientação e encaminhamento e cadastramento de carteira de passe livre (intermunicipal). Já a Prefeitura Municipal de Maragojipe, através das Secretarias da Saúde, Agricultura e Pesca e Desenvolvimento Social, disponibilizarão vacinação, exame citopalógico, realização de Cartão do SUS, Emissão de DAP´S para pescadores e marisqueiras (Declaração de Aptidão ao PRONAF), Programa Bolsa Família, consulta do NIS, novos cadastros, desbloqueio e recadastramento, e cadastramento para o projeto PIC – Programa Idoso Cidadão, respectivamente.

Balanço

Na primeira edição da Ação Naval Cidadã, no município de Salinas da Margarida[bb], dia 02/05 das 9 às 16 horas, foram atendidas 100% das pessoas que se encontravam no Ginásio de Esportes, gerando uma alta satisfação nos serviços prestados. Prestes a completar 18 anos, Humberto de Oliveira aproveitou a oportunidade para tirar a carteira de trabalho e tomar informações sobre os cursos de qualificação oferecidos. “Pretendo ingressar no mercado de trabalho através do estaleiro”, planeja. O diretor de Relações Institucionais do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, Humberto Rangel, enfatiza que essas ações do Governo do Estado são importantes para o desenvolvimento da região. “Atualmente a obra emprega 1.400 trabalhadores. Com a previsão de término para o segundo semestre de 2014, o empreendimento terá a capacidade de empregar cerca de 8 mil pessoas”, acrescenta Rangel.

O Secretário Carlos Costa pretende dar continuidade à Ação Naval Cidadã nos municípios do entorno do EEP, atendendo, dessa forma, a determinação do Governador Jaques Wagner e prestigiando essas localidades com o acesso a diversos serviços.

 

Info.: Candra Almeida/Seinp

Comentários