A polêmica sobre o Megaupload, SOPA, PIPA e AI-5 Digital

sopa

Todos nós que usamos a Internet, que compartilhamos através das Redes Sociais ou que simplesmente navegamos no ciber espaço tivemos a oportunidade de participar das discussões a respeito da liberdade de compartilhamento de arquivos digitais e, por outro lado, da intenção de governos e pessoas de impor leis a favor do copyright, ou seja, para garantir os direitos autorais sobre o conhecimento e as obras de arte veiculadas pela indústria cultural.

No bojo dessa discussão está a intenção de assegurar os lucros das gravadoras e do resto da indústria do entretenimento. Para tanto, alguns parlamentares americanos tentaram aprovar as as leis: SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act).

Diante da repercussão negativa da opinião pública internacional, dos protestos globais dos Anonymous e internautas em geral houve um retrocesso e as leis não foram aprovadas mas a ameaça persiste e pode, a qualquer momento retornar para satisfazer os interesses dos grandes grupos multinacionais.

Como forma de mostrar a força das suas intenções, o governo dos Estados Unidos, através do FBI fechou o site Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo e prendeu sua diretoria intimidando os outros sítios que passaram a restringir as suas ações no armazenamento de arquivos.

Aqui no Brasil, enfrentamos a ameaça da Lei Azeredo (mais conhecida como AI-5 Digital), do Deputado Eduardo Azeredo que pretende impor a censura na internet. Todavia a comunidade online mantém vigilância para que esta lei não seja aprovada e sites como AVAAZ e Mega Não fazem campanha para garantir a liberdade na internet no Brasil e no mundo.

Nós, do digasalinas, somos contra qualquer ato que venha a atentar contra a liberdade de compartilhamento da cultura e contra qualquer tipo de censura na internet. Há formas inteligentes e democráticas para compartilhar na internet sem impor restrições incompatíveis com a convivência nos meios digitais. Uma dessas formas e a licença Creative Commons.

Você sabe o que é Creative Commons? veja no quadrinho abaixo e fique sabendo como compartilhar na internet.

cc-nerdson

By Nerdson

Comentários