A Famosa moqueca de chumbinho de Salinas da Margarida

No Programa Aprovado do último sábado, Salinas da Margarida se fez presente numa reportagem sobre uma das nossas delícias culinárias, a famosa Moqueca de Chumbinho. Na matéria da TV Bahia, um Chef australiano experimenta e cria uma receita utilizando esse delicioso molusco abundante em nossas marés.

Nos livros de receitas que são editados a cada Festival do Marisco, podemos encontrar deliciosos pratos elaborados a partir dos conhecimentos e experimentos das mariscadeiras e cozinheiras da nossa terra. Esses pratos são oferecidos também nos diversos restaurantes da sede, na Praia da Ponte, como também em Encarnação, Conceição, Cairu e Barra do Paraguaçu.
Durante o Festival do Marisco, em todas as edições, temos um concurso de pratos típicos para escolher a iguaria mais deliciosa feita à base de frutos do mar por nossas mariscadeiras. Após, sempre acontece a publicação de um livro de receitas para contemplar os pratos degustados durante a festa. 
chumbinho 

Chumbinho ou (Anomalocardia brasiliana) é um molusco bivalve marinho da família dos venerídeos, comestível e de ampla ocorrência no litoral brasileiro, onde vive enterrado no lodo. Tais moluscos possuem coloração branca amarelada, superfície externa lisa com manchas de padrões variados. Também são conhecidos pelos nomes de bebe-fumo, bergão, berbigão, burdigão, chumbinho, conchinha, fuminho, fumo-de-rolo, maçunim, marisco, marisco-pedra, marisquinho, papa-fumo, pimentinha, samanguaiá, samanguiá, samongoiá, sapinhoá, sarnambi/sernambi, sarnambitinga, sarro-de-pito, simanguaiá, simongoiá, simongóia, vôngole.
Veja o vídeo do programa em Cairu de Salinas:

Crédito: TV Bahia
Abaixo, uma receita de Moqueca de Chumbinho do Livro de Receitas do X Festival do Marisco (2011).
Ingredientes

500g de chumbinho
300g de camarão fresco e sem casca
100g de camarão seco e defumado
01 cebola grande em tiras
1/2 pimentão picado
02 tomates
Coentro a gosto
Sal a gosto
Pimenta de cheiro a gosto
Leite de coco a gosto
Azeite de dendê a gosto
Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo por aproximadamente 20 minutos.

Comentários